Saúde

Brasil confirma primeiro caso de varíola dos macacos

O caso foi confirmado em São Paulo

8 de junho de 2022

Foto: Envato Elements

Nesta quarta-feira, 08 de junho, foi confirmado o primeiro caso de varíola dos macacos (Monkeypox) no Brasil, na cidade de São Paulo. Trata-se de um homem, de 41 anos, que viajou à Espanha.

continua após a publicidade

Ele estava em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na Zona Oeste da capital. A Secretaria de Saúde de São Paulo emitiu uma nota, na qual afirmou que “as amostras do caso ainda estão em análise pelo Instituto Adolfo Lutz”. Ainda segundo a nota, o início dos sintomas no paciente foi no dia 28 de maio, quando começou a apresentar febre e mialgia (dor muscular).

São Paulo, por meio da Secretaria de Saúde, também afirmou que “aguarda o resultado do exame, pelo Governo do Estado, do segundo caso suspeito de varíola dos macacos na capital”.

continua após a publicidade

Em Santa Catarina, até o momento, são dois casos suspeitos da doença. O primeiro é de uma mulher, de Dionísio Cerqueira, e o segundo de um homem, de Blumenau. Ambos aguardam resultados de testes.

O Ministério da Saúde, em nota, afirmou que oito casos estão em investigação em todo o país. Ceará, Mato Grosso, São Paulo e Rio Grande do Sul tem um caso suspeito cada. Rondônia tem dois casos sendo monitorados, assim como Santa Catarina, conforme dito.

Em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são 780 casos da doença confirmados, no intervalo entre 13 de maio e 02 de junho. Estes dados levam em conta apenas os pacientes identificados em locais em que a doença não é endêmica. Até o momento, não há mortes relatadas.

Notícias relacionadas

Mais Lidas

Publicidade