Perfil Empresarial

Bosch Rexroth investe na capacitação de colaboradores

Empresa realiza novas edições do programa de contratação e qualificação

7 de maio de 2022

Foto: Divulgação / Bosch Rexroth

Com o objetivo de formar colaboradores preparados para atender a demanda e a sustentabilidade do negócio, a planta de Pomerode Bosch Rexroth está realizando a 2ª e a 3ª edições do programa de contratação e qualificação, após o sucesso da primeira edição. A iniciativa capacita para os segmentos de processos de usinagem convencional e CNC. O curso de capacitação é oferecido em parceria com o Senai Pomerode.

A primeira turma do programa foi um grande sucesso, trazendo 22 novos colaboradores para a planta de Pomerode. Agora, o objetivo é formar duas turmas com 30 colaboradores cada, totalizando 60 novas contratações nos três turnos de trabalho (manhã, tarde e noite).

O curso será realizado na própria empresa, ao longo de 7 semanas, no turno geral. Enquanto realizam as aulas, os selecionados já serão remunerados e receberão todos os benefícios como colaboradores da Bosch Rexroth.

A empresa também oferece oportunidades para áreas administrativas, além de um programa corporativo de estágio, com benefícios diferenciados, treinamentos e participação em projetos multidisciplinares.

A gerente de Recursos Humanos da Bosch Rexroth Brasil, Cibele de Freitas, enaltece a importância da qualificação dos colaboradores.

“Uma das principais competências que buscamos trabalhar na Bosch Rexroth é a abertura para a qualificação de nossos colaboradores. Nós vivemos em um momento de intensa transformação cultural e do conhecimento, em todo o grupo, por isso é importante incentivar a qualificação para que as pessoas tenham interesse em aprender coisas novas. Este interesse por mais conhecimento é essencial no mercado de trabalho. Hoje, é preciso querer aprender o novo, de forma ágil. Iniciativas como essas, buscam preparar nossas pessoas para o futuro do trabalho e sustentabilidade do negócio”, afirma.

Ainda de acordo com a gerente de RH, oferecer a oportunidade de qualificação aos colaboradores traz benefícios para todas as partes envolvidas no processo: empregador e empregado. “Neste quesito são dois pontos importantes; da pessoa se tornar atrativa para o mercado de trabalho, a partir do momento que está qualificada, e para a empresa, pois precisamos de pessoas com qualificação para futuro plano de sucessão, que possam contribuir com a inovação de produtos e processos”, destaca.

A Bosch Rexroth também segue investindo na qualificação constante de quem já é colaborador. Anualmente, a empresa recebe a unidade móvel CNC do Senai, além de investir em programas corporativos do Grupo Bosch para o desenvolvimento de colaboradores das áreas administrativas, técnicas e o constante desenvolvimento das lideranças, visando a sustentabilidade do negócio.

Com 33 anos em Pomerode e mais de 250 anos de história, a Bosch Rexroth quer continuar a trajetória de sucesso, em especial junto à comunidade de Pomerode, sempre engajada no crescimento mútuo.

O diretor técnico da empresa em Pomerode, Edson Duwe, destaca a importância das oportunidades de aprendizado e desenvolvimento na própria empresa, capacitando os colaboradores para que desempenhem cada vez melhor.

“Nós temos uma política muito clara, onde preferimos desenvolver nossos atuais colaboradores internamente, oferecendo oportunidades de conhecimentos e competências específicos, não só em sala de aula, mas também treinamentos práticos em Pomerode e em plantas fora do estado e até do país”, destaca.

O diretor técnico enaltece as oportunidades oferecidas aos jovens, de ingressarem no mercado de trabalho através do Programa Jovem Aprendiz, que possibilita conhecer a dinâmica corporativa, desde o Ensino Médio.

“Além disso, temos o Instituto Robert Bosch, onde parte dos lucros da organização são revertidos em projetos sociais que estimulam a educação de jovens no Brasil e no mundo. Em Pomerode as ações são desenvolvidas em parceria com as escolas públicas, como por exemplo o Programa Ciclo de Profissões através de visita e roda de conversas com os profissionais voluntários da empresa direcionada aos jovens que estão terminando o Ensino Médio. Este mesmo público tem oportunidade de participar do Programa de Mentoria Jovem”, frisa Duwe.

A empresa vivencia valores essenciais em todos os setores, como flexibilidade, legalidade, diversidade e transparência para a transformação cultural.

“O trabalho em equipe é um diferencial da Bosch Rexroth, que impacta diretamente no seu resultado. O mercado de trabalho está em constante e rápida mudança, mas os programas oferecidos aqui têm a consistência necessária para acompanhar este movimento. Nosso time respeita e incentiva a diversidade de pessoas e ideias, como por exemplo, a contratação de mulheres em cargos técnicos, de produção e também em posições de liderança, que até então eram vistos como cargos mais direcionados ao perfil masculino. Adicionalmente temos estrangeiros de diversas nacionalidades, como haitianos e argentinos, por exemplo. Além disso, todas as nossas oportunidades são direcionadas para pessoas com necessidades especiais, pois a diversidade é a nossa vantagem”, enaltece Cibele.

 

Depoimento

A Operadora Preparadora de Produção Ana Paula Mikoseit foi uma das selecionadas na primeira turma do Programa de Contratação e Qualificação da Bosch Rexroth de Pomerode. Ela iniciou o curso em outubro do ano passado e começou a atuar na fábrica da Rexroth no fim de novembro.

Antes disso, Ana havia atuado durante 14 anos na indústria têxtil. Ela estava trabalhando em casa, por conta das restrições da pandemia, quando ficou sabendo do processo seletivo da primeira turma para novos colaboradores na Rexroth Pomerode. “Li a descrição e decidi arriscar, pois vi que a própria empresa iria nos capacitar, fazer todo o treinamento. Fiz o cadastro, passei pelo processo seletivo e tive a alegria de ser selecionada!”, conta.

Já são pouco mais de 4 meses atuando na fábrica da Rexroth Pomerode. Se ela tem algum arrependimento da mudança? De jeito nenhum! “Eu me adaptei muito bem à Rexroth. Todos foram muito receptivos, muito pacientes em explicar as coisas. Aqui, temos um ambiente de trabalho muito limpo e organizado. Consigo fazer um trabalho mais tranquilo, focando mais na qualidade do que na pressa em produzir”, relata a operadora.

Se você se identifica com a Bosch Rexroth, venha fazer parte do nosso time. Envie seu currículo para recrutamento@boschrexroth.com.br e visite nosso site www.boschrexroth.com.br/trabalheconosco .

Notícias relacionadas

Mais Lidas