Saúde

Batalha entre neurônios

Em uma pesquisa publicada no periódico Neuron, o neurocientista Hisashi Umemori, da Universidade de Michigan e seus colegas, identificaram um mecanismo cerebral que regula a memória descartando os neurônios menos eficientes para conservar os bons. Os cientistas focaram o estudo na conexão entre o hipocampo – crucial para a aprendizagem e a memória – e o córtex cerebral.

1 de junho de 2015

Em uma pesquisa publicada no periódico Neuron, o neurocientista Hisashi Umemori, da Universidade de Michigan e seus colegas, identificaram um mecanismo cerebral que regula a memória descartando os neurônios menos eficientes para conservar os bons. Os cientistas focaram o estudo na conexão entre o hipocampo – crucial para a aprendizagem e a memória – e o córtex cerebral, área chave da percepção e da consciência e descobriam que o processo de escolha dos melhores neurônios aperfeiçoa o desenvolvimento cerebral.
À medida que as células nervosas crescem, elas se expandem para ligar diferentes circuitos neurais. Com o desenvolvimento do cérebro, essas conexões se tornam mais eficientes. Falhas nesse processo de refinamento abrem caminhos para o desenvolvimento de distúrbios neurológicos, como o Alzheimer, o autismo ou a esquizofrenia. No entanto, para Umemori e sua equipe, a maneira como os neurônios se desenvolvem não é novidade. Eles estavam interessados em descobrir as reações do cérebro quando detecta células neurais menos eficientes.
Os pesquisadores desligaram 40 % de determinadas conexões entre neurônios de camundongos geneticamente modificados e observaram que o cérebro eliminou as células inativas após alguns dias, mas poupou as boas. Em seguida, Umemori e sua equipe desativaram todas as células neurais e se surpreenderam com o resultado: os impulsos elétricos se mantiveram normalmente. Depois, os pesquisadores analisaram a parte do hipocampo chamada giro dentado, uma importante área do cérebro responsável pela gênese neuronal durante toda a vida e encontraram outro tipo de competição: a de células recém-nascidas com as maduras. Os cientistas bloquearam a capacidade do giro dentado de criar novos neurônios e como resultado, o cérebro interrompeu a eliminação das células, mesmo que elas fossem inativas.
O neurocientista acredita que o cérebro tenha um modo eficaz de escolher o grupo de células do sistema nervoso com as melhores conexões. Mas, quando estão nessa espécie de competição e o aparato cerebral identifica todas como inadequadas, não as elimina, pois nesse caso perderia completamente as funções neurais.
Os resultados sugerem que os processos de aprendizagem estão relacionados à exclusão de neurônios menos efetivos. Quanto mais pudermos entender como esses mecanismos funcionam, mais seremos capazes de compreender o que acontece quando eles não estão funcionando, conclui Umemori.

Fonte: Revista Mente e Cérebro

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