Cultura

Após dois anos, Festa do Rei do Município é novamente realizada

Festividades ocorrem no próximo dia 02 de julho, em Testo Central.

23 de junho de 2022

Foto: Tatiane Hansen / Arquivo JP

Uma das mais tradicionais manifestações culturais e esportivas, em nossa cidade, já tem data para voltar: sábado, 02 de julho. Na ocasião, após dois anos de paralisação, por conta da Covid-19, será realizada a Festa do Rei do Município.

As disputas reúnem os 15 reis, 1ºs e 2ºs cavalheiros das sociedades pomerodenses, cuja festividade vai acontecer Clube Cultural e Recreativo e Esportivo Testo Central, que tem o privilégio de ter o rei da última edição, o qual, será homenageado.

A programação mantém as características originais, iniciando à tarde, com as inscrições e a competição de tiro carabina. Na sequência, será realizada a marcha em busca do reinado, jantar festivo e a premiação dos campeões de 2022. Logo após, o baile, aberto ao público, será animado pela Banda Classe A.

Os anfitriões da festa serão o Rei Edson Morsch (C.C.R.E. Testo Central), 1º Cavalheiro Wilfried Lütke (C.D.C. Testo Central Alto) e 2º Cavalheiro Alcides Glau (C.C.T. Vale do Selke).

“É uma grande satisfação poder retomar esta festa, que ficou parada por dois anos, em virtude da pandemia. Com isso, melhores de 2019 poderão ser homenageados como merecem”, destaca o presidente da Associação dos Clubes de Caça e Tiro, Rolf Nicolodelli.

 

Foto: Tatiane Hansen / Arquivo JP

 

Ele também destaca a importância desta tradicional festa, realizada na cidade desde o ano de 1969. “Primeiramente, ela chamava-se Rei dos Reis, na sua versão original. Mas, na década de 1990, com uma nova legislação do Poder Público, mudou-se a denominação para Rei do Município”.

Até 1996, havia uma comissão municipal de tiro, que organizava essa festividade, mas a partir do ano seguinte, essa responsabilidade passou para a Associação dos Clubes de Caça e Tiro. “A festa, igualmente, acontece no naipe feminino, desde o ano de 1975 e sempre no mês de dezembro, nos mesmos moldes da competição masculina”, finaliza.

 

Notícias relacionadas