Saúde

Anvisa determina recolhimento de lote de antibiótico; veja qual

Lote específico foi embalado em caixas de outro produto

23 de fevereiro de 2026

Foto: Envato Elements / Imagem Ilustrativa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta segunda-feira, 23 de fevereiro, o recolhimento do antibiótico Kefadim 1g PO Solução Injetável (CX 25 FA VD Trans Tipo III), especificamente do lote 111770C, fabricado pela empresa Antibióticos do Brasil LTDA.

A decisão foi tomada após a confirmação de um desvio de qualidade causado por falha no processo de embalagem do medicamento.

De acordo com a Anvisa, o medicamento Kefazol (cefazolina sódica) 1g, pertencente ao mesmo lote (111770C), foi embalado incorretamente em caixas identificadas como Kefadim (ceftazidima pentaidratada) 1g.

Publicação oficial

A medida foi formalizada por meio da Resolução (RE) 690/2026, publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (23/2).

>>> Siga o canal do Jornal de Pomerode no WhatsApp

O recolhimento determina a retirada do lote 111770C do mercado, como forma de evitar o uso incorreto do medicamento e garantir a segurança dos pacientes.

A orientação é para que estabelecimentos de saúde e distribuidores verifiquem seus estoques e sigam as determinações previstas na resolução.

Notícias relacionadas