Especiais

Anunciando a ressurreição, por meio da música

Juventude Evangélica de Testo Central promoverá apresentações dos Stüppen na Páscoa

17 de abril de 2022

Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode

Uma tradição de anos, que começa a ser retomada agora, após a pandemia. Os grupos de Stüppen, uma tradição pascal herdada dos imigrantes alemães, começam a retornar à ativa nas comunidades pomerodenses e um deles já se prepara para levar a alegria da ressurreição de Cristo às casas de sua comunidade, neste sábado.

Fábio Ronaldo Goldacker coordena a Juventude Evangélica de Testo Central (Jetec – @jetec_pomerode) e, junto ao grupo, organiza um grupo de Stüppen para a Páscoa deste ano. A vivência junto à tradição começou ainda na sua infância, quando o pai o levava para o culto infantil e para os compromissos na igreja, ensinando o significado real da Páscoa.

“Eu lembro, na minha juventude, de fazer parte dos Stüppen, acordar as pessoas de madrugada, com uma serenata de Páscoa, com músicas de louvor, de anunciação da ressurreição de Jesus Cristo. No ano passado, eu e meu irmão visitamos algumas casas e tocamos, mas neste ano, como eu cuido do grupo da juventude, propus aos jovens que fizéssemos as serenatas novamente”, conta Goldacker.

O coordenador do grupo explica que, diferentemente da tradição original, a intenção é que o grupo visite as casas da comunidade já no fim da tarde, para encontrar as pessoas acordadas e não perturbar o sono de ninguém. Cerca de oito a 10 jovens participarão da iniciativa, tão tradicional na nossa cultura.

“Fizemos ensaios de algumas músicas, mas ainda precisamos pegar a parte dos versículos bíblicos, da anunciação da ressurreição. A ideia é ir até as casas, sugeridas pelos membros do grupo de jovens e tocar cerca de duas músicas. E pretendemos atender o maior número de casas possível”, afirma.

Antes de Goldacker assumir a coordenação, o grupo de jovens já mantinha a tradição dos Stüppen, mas recentemente foram cerca de três ou quatro anos sem a sua visita.

Ainda, poder manter mais uma tradição de Páscoa viva, para o coordenador, é motivo de alegria, pois sempre teve memórias felizes relacionadas à celebração cristã. “O que fazemos com as crianças, em casa, é a caça aos ovos, com os ninhos. Sempre lembro de fazer os ninhos com os meus pais, na esperança de, no dia seguinte, ter recebido a visita do coelho da páscoa, e sem jamais esquecer da morte e ressurreição de Cristo, que é o verdadeiro significado da Páscoa”, relembra Goldacker.

O coordenador destaca, também, que é preciso resgatar a essência da prática dos Stüppen. “Uma das coisas mais importantes é isso, manter a prática tradicional. Em alguns anos, a tradição se perdeu um pouco, porque tocavam músicas que não eram de louvor’, e o sentido dos Stüppen é anunciar a ressurreição de Cristo”, frisa.

Notícias relacionadas