Especiais

A tradição do Natal sempre presente

Pomerodense Roland Ehlert fala sobre os costumes natalinos mantidos até hoje, desde a época de seu pai, na década de 1940.

24 de dezembro de 2022

Época do ano é muito especial para Roland Ehlert | Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode

Pomerode é uma cidade que carrega e mantém as suas tradições até os dias de hoje, graças ao empenho dos moradores que resguardam a cultura germânica, ao passar de geração para geração.

E, agora, quando chegamos em dezembro, o clima de natal “invade” as casas dos pomerodenses, que se mobilizam para decorar suas casas e também aproveitar, em família, um dos momentos mais aguardados do ano.

A data comemorativa é celebrada com muito carinho pela família do Sr. Roland Ehlert, morador da Rua 15 de Novembro, próximo à empresa Kyly. Os costumes, que já pode ser visto logo na estrutura da casa, que é feita do estilo enxaimel e construída no ano de 1896.  A tradição natalina é mantida desde a década de 1940, quando seu pai, Hermann Ehlert, tinha o natal como um momento único para comemorar com toda a família e agradecer a Deus e a Jesus, pela vida que tinham.

Logo antes do sol raiar, o pai de Roland Ehlert cortava um pinheiro e levava para a sala da casa, como uma decoração para o natal. Com velas, bolas decorativas e fitas para enfeitar a árvore, na noite de natal, todos se reuniam ao redor do pinheiro, na espera do presente. Antes dos presentes, puxava-se os cantos de natal, todos cantados no idioma alemão, além das orações em agradecimento a Jesus.

Hoje em dia, parte da tradição ainda se mantém viva na família. A noite de Natal ainda é uma das mais aguardadas do ano e é na casa e na grande sala que todos se reúnem para fazer a entrega dos presentes e também os cânticos natalinos. Claro que, com o tempo, parte dessas músicas também são cantadas em português.

“Nós temos um apego muito grande com a noite de Natal, pois também somos religiosos. Então, é um momento de agradecemos a Deus e a Jesus pela nossa vida. Meu pai sempre manteve essas tradições e, com o tempo, eu fiquei com a tarefa de trazer aos filhos e netos esses costumes de antigamente. Agora, chegou a hora, também, deles manterem por mim e por isso que, todo Natal, a família se reúne e comemoramos de uma maneira que nos relembre das celebrações à moda antiga”, comenta Ehlert.

 

Casa enxaimel é totalmente enfeitada para o Natal | Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode

 

Além das comemorações de Natal e as decorações dentro de casa, desde o ano de 1996, a casa é iluminada com luzes natalinas. No começo, apenas parte da residência recebia a iluminação. Com o passar do tempo, a casa passou a ser praticamente toda iluminada, encantando a todos que passam pelo local, já que as luzes acompanham os traços da construção enxaimel da residência.

“Eu faço isso para mim mesmo e não para turismo ou qualquer outra coisa. Eu gosto de mostrar que aqui na casa as tradições natalinas são muito bem mantidas e que esta data possui um grande significado, seja religioso ou familiar”, finaliza.

 

Notícias relacionadas