- Astrologia
- Auto
- Classificados
- Publicações Legais
- Bombeiros
- Colunas
- Comunidade
- Cotidiano
- Cultura
- Economia
- Entretenimento
- Educação
- Especiais
- Esporte
- Estado
- Eventos
- Fotolegenda
- Geral
- JP Explica
- Meio Ambiente
- Mundo
- País
- Perfil Empresarial
- Polícia
- Política
- Obituário
- Osterfest Ao Vivo
- Revista JP
- Saúde
- Segurança
- Serviços
- Tecnologia
- Turismo
- Trânsito
- Vale do Itajaí
A tradição do Domingo de Ramos
O Domingo de Ramos é celebrado neste dia 13 de abril

Foto: Divulgação / Kreitlow Funerária / portaldamaturidade.com
O Domingo de Ramos, celebrado neste dia 13 de abril, nos lembra que a vida é feita de ciclos e que cada recomeço traz consigo um novo propósito.
O Domingo de Ramos é a tradição que marca o início da Semana Santa, período mais importante do calendário cristão. A data relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quando foi recebido com ramos de palmeira por uma multidão que o reconhecia como o Messias.
Missas e procissões foram realizadas em diversas cidades, com destaque para as cerimônias que incluem a bênção dos ramos e leituras que antecipam a Paixão de Cristo. Os ramos abençoados são levados para casa pelos fiéis, simbolizando proteção e fé.
A celebração é considerada um momento de reflexão e preparação espiritual para a Páscoa, que comemora a ressurreição de Jesus. Durante toda a Semana Santa, igrejas promovem rituais e encenações que relembram os últimos dias de Cristo, culminando no Tríduo Pascal: Quinta-feira Santa, Sexta-feira da Paixão e o Sábado Santo.
Assim como os ramos simbolizam a acolhida a Cristo, que possamos acolher em nossos corações a paz e a esperança, valorizando cada momento com aqueles que amamos.
Que essa Semana Santa traga serenidade e reflexão a todos.