A medulinha pegou!!!
Transplante de medula óssea do menino Emanuel é realizado com sucesso, mas ele ainda deve passar por tratamentos
durante próximos 60 dias
“A medulinha pegou” foi o título da tão esperada notícia para quem acompanhou a trajetória do menino Emanuel Penteado noticiada pelo Jornal de Pomerode durante 2014. Embora o fato tenha se tornado público apenas no dia 02 de janeiro, por meio de postagem em uma rede social, a família comemorou o renascimento do jovem já no dia 30 de dezembro, mas nada havia sido falado por recomendação médica até a confirmação dos resultados de exames.
O transplante ocorreu no dia 12 de dezembro, mas Emanuel estava internado desde o dia 1º do mesmo mês. A próxima etapa vem após a alta médica. Foram 36 dias de internamento e a família ainda ficará cerca de 60 dias em Curitiba para a realização do tratamento. Embora Emanuel fique instalado em casa ainda serão necessária algumas restrições. Ele só poderá receber visitas de familiares mais próximos como da irmã, tios e avós. Nenhuma criança poderá visitá-lo, pois quanto menor o contato com outras pessoas, mais rápida será a recuperação.
A história de Emanuel comoveu muita gente. Com ela, o exemplo de solidariedade foi enaltecido e demonstrou que, como diz o ditado, “a união faz a força”. A campanha “Ajude o Emanuel a Conseguir um Doador de Medula” ecoou por Pomerode e contribuiu para que pessoas que nada sabiam sobre o câncer e a doação de medula óssea, ganhassem consciência da importância em ser doador. Foram vários vídeos de apoio à família, inclusive de celebridades do futebol, como o jogador do time do Flamengo, Léo Moura, que fez questão de demonstrar a retribuição do carinho do menino ao seu time do coração.
Vale ressaltar que as chances de se conseguir um doador compatível é de uma em cem mil e Emanuel teve a sorte de encontrar não apenas um, mas sete doadores possivelmente compatíveis. Agora finalmente ele terá uma infância de verdade, com direito a todas as travessuras que uma criança tem direito de aprontar.