Especiais

A história da realeza da Pomerana reunida

Encontro de ex-realezas da Festa Pomerana relembra histórias de Rainhas e Princesas que já representaram a festa

29 de janeiro de 2023

Foto: Daniel Zimmermann

O legado “real” da Pomerana, reunido em um só lugar. Assim podemos resumir um pouco do que foi a tarde de sábado, 21 de janeiro, na Festa Pomerana, com a reunião de diversas Rainhas e Princesas (mirins e adultas) de edições anteriores da Festa Mais Alemã do Brasil.

Como parte das celebrações do aniversário de 64 anos de emancipação político-administrativa de Pomerode, as ex-rainhas e princesas participaram do desfile típico, em um pelotão especial, e depois se reuniram em um dos pavilhões da Festa Pomerana.

De acordo com a organização da iniciativa, foram cerca de 40 ex-rainhas e princesas, que integraram as categorias mirim e adulta da realeza da Festa e que participaram do pelotão especial e do encontro, relembrando inúmeras edições e muita história da nossa Pomerana.

Ainda segundo a organização, o encontro foi mais uma das ações dentro da temática da 38ª edição da Festa, que era “Um baú de histórias cultura e tradições”. Por isso, a realização da Pomerana optou em realizar o desfile e encontro de ex-rainhas e princesas para que elas pudessem abrir o seu baú de histórias e lembranças com a festa e reviver os momentos passados, quando foram representantes máximas da Festa Mais Alemã do Brasil.

Conforme dito, um dos pontos altos deste momento foi a participação das ex-realezas no desfile típico que celebrou o aniversário do município, com destaque para a primeira rainha de uma Festa Pomerana, Anete Schroeder, que liderou o pelotão do desfile.

A pioneira do posto mais elevado da Festa Pomerana, Anete, falou sobre a emoção em ver todo o legado que ficou, após o seu reinado.

“Fiquei feliz, por terem lembrado da gente, conversei com as outras participantes, e, elas também, se sentiram muito felizes em participar. Tenho um sentimento muito forte por isso, não tem como apagar da minha memória, e nem da história da festa, pois fui a primeira a ser eleita em 1991, no clube Pomerode, assim sendo a rainha em 1992”, disse a primeira Rainha da Festa Pomerana.

A atual detentora da coroa e da faixa de Rainha da Festa Pomerana, Kétlen Naiara Klebber, também falou sobre a alegria em presenciar toda a história que sua posição na festa carrega consigo.

“Ter visto tantas realezas que a Festa Pomerana já teve foi incrível, tantas mulheres e meninas que com certeza representaram muito bem a festa e a cidade de Pomerode. E o amor de todas elas por isso mostra que realmente não é só uma faixa e uma coroa. E para mim como atual rainha serviu de motivação ainda maior para seguir fazendo com todo o amor e dedicação o meu papel de rainha para ser lembrada também”, destacou.

A ideia, a partir de agora, é realizar outros encontros e ações como estes, para sempre resgatar e manter vida a história da Festa Pomerana e de quem fez o evento ser o que é hoje.

Notícias relacionadas