Saúde

Em Pomerode já foram vacinadas mais de 1.200 crianças contra a Poliomielite

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite começou na segunda-feira, dia 11 de junho, e 1.217 crianças já foram
vacinadas. No sábado, dia 16 de junho, o dia “D” da Campanha foi realizado e, com isso, atingiu um bom número na
primeira semana de vacinação. A Campanha será realizada até o dia 29 de junho, em todas as Unidades de Saúde, das
8h às 17h.

1 de junho de 2015

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite começou na segunda-feira, dia 11 de junho, e 1.217 crianças já foram vacinadas. No sábado, dia 16 de junho, o dia “D” da Campanha foi realizado e, com isso, atingiu um bom número na primeira semana de vacinação.
A Campanha será realizada até o dia 29 de junho, em todas as Unidades de Saúde, das 8h às 17h. A meta deste ano é imunizar 1.665 crianças menores de cinco anos em Pomerode.

A Poliomielite
Poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas) e provocar ou não paralisia.
A multiplicação desse vírus começa na garganta ou nos intestinos, locais por onde penetra no organismo. Dali alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia flácida em um dos membros inferiores. A doença pode ser mortal, se forem infectadas as células dos centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição.
A poliomielite foi praticamente erradicada nas áreas desenvolvidas do mundo com a vacinação sistemática das crianças, mas o vírus ainda está ativo em alguns países da África e da Ásia. Para evitar que seja reintroduzido nas regiões que não registram mais casos da doença, as campanhas de imunização devem ser repetidas todos os anos.

Notícias relacionadas