Especiais

Um novo parque, no coração de Pomerode

Proposta do Parque Central de Pomerode foi apresentada na última semana e apresenta um conceito totalmente novo para a cidade

7 de novembro de 2021

Um espaço completo, totalmente voltado à comunidade pomerodense. Durante a visita do Governador do Estado de Santa Catarina, em evento realizado no Clube Primavera na noite de sexta-feira, 29, o prefeito Ércio Kriek, em seu discurso, contou e apresentou aos presentes uma grande novidade: o Parque Central de Pomerode, que já conta com recursos empenhados do Estado através de emenda parlamentar para sua implantação.

O Governador Moisés, anunciou durante o evento que o estado repassará mais verbas para a obra, além disso, estão previstos investimentos privados, por meio de concessões. O projeto do Parque Central foi idealizado em parceria com o Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais (NEUR) da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

As propostas de preservação e recuperação ambiental da área onde será construído o Parque Central foram inicialmente responsáveis pelo zoneamento, as quais dividiram o Parque em áreas destinadas à diversas atividades pretendidas. 

 

 

O Parque promoverá uma maior integração entre cidade e parque, de modo que os percursos sejam sempre fluidos e de fácil acesso. Algumas novas vias foram propostas, de modo que novas bordas fossem criadas, e consequentemente mais frentes de acesso ao parque e maior circulação de pessoas. Os trajetos criados permitem a interação entre pedestres e ciclistas, e em alguns pontos, até de veículos, com elementos de proteção viária para segurança no trânsito. 

 Alguns espaços ficam destinados a exploração econômica, no formato de parcerias público-privadas, que auxiliam na vitalidade do parque, bem como viabilizam economicamente sua criação e manutenção, como é o caso das atrações com foco em turismo, gastronomia e consumo (roda gigante, restaurante, cervejaria). 

De acordo com o Prefeito Ércio Kriek, que apresentou o projeto do Parque Central, a intenção é criar um local de integração para os munícipes e visitantes, bem como possibilitar a apreciação da natureza que rodeia o Parque.

 

 

“Quero dizer que este projeto maravilhoso fará com que Pomerode seja uma cidade muito melhor. Estamos carentes de um parque e este, oficialmente apresentado, é uma meta que se tornará realidade muito em breve. O Parque Central será localizado em uma Área de Preservação Permante do Rio do Testo, partindo da Rua Paulo Zimmermann, até o contorno leste, na ponte na Rua Arnoldo Hass. Depois a área do Parque segue por trás da Prefeitura, até o terreno nos fundos do CEI Ruth Koch. Este terreno será desapropriado e naquele local haverá roda gigante, cervejaria, mercado público, lojas, parques, boulevard, pistas de skate, quadras de esportes e muito mais. Tudo isso para que possamos conviver e viver mais em comunidade, porque isso é algo que estamos precisando”, disse o Prefeito.

Ainda, para o fomento da economia local e visibilidade dos produtores da região, a proposta prevê a implantação de um Mercado Público municipal, que contará também com oficinas de produção (alimentar e artesanal). Com foco nos menores produtores e artesãos locais, o parque contará com um Boulevard e estruturas destinadas à exposição e comercialização regularizada temporária de produtos (feiras).

Ainda nesta dimensão econômica, se prevê o fortalecimento do comércio de entorno do parque, criando bordas expandidas e abertas ao comércio em geral, de modo que a frequência dos moradores aumente durante os diferentes dias e períodos da semana. 

Espaços destinados a eventos culturais, como palcos e as praças secas permitem a interação entre os agentes de cultura local e os visitantes que podem oportunizar a valorização da cultura em todas as suas dimensões.

 

 

O Parque Central de Pomerode também assume papel de relevância no contexto da proteção e valorização ambiental, ao considerar a importância da sua função para a qualidade das vidas que interagem nesses ambientes. 

Para tanto, uma das propostas visa reservar uma área que atualmente é sujeita a cheias/inundações para manutenção das funções hídricas sem pôr em risco a população com uma possível ocupação do solo inadequada. Ou seja, prevê-se uma lagoa para contemplação e lazer, que em períodos de chuvas intensas e ampliação da suscetibilidade as cheias, se torna um grande reservatório para acúmulo e contenção das águas.

A proposta ainda trás o reflorestamento das margens do Rio do Testo e demais cursos d’água, que por sua função natural auxilia no controle de erosão das margens, melhoria das condições e qualidade da água, produção de microclimas amenos, abrigo da fauna e flora local, conforto acústico, bem como desempenho estético da própria natureza. 

Trechos dos caminhos reflorestados trazem a identificação das espécies vegetais, pontos de acesso para maior proximidade e interação com os cursos d’água, assim fomentando a educação ambiental no município.

“Aproveitamos a vinda do Governador e de diversas autoridades para divulgar esta novidade e já conseguimos o apoio do Governo do Estado para este projeto. Ainda não há um valor final definido para o investimento necessário, mas serão feitas parcerias público privadas para que uma parte dos custos seja arcado por empresas privadas. No entanto, segundo nossas previsões, o investimento deve chegar a R$ 40, 50 milhões, mas é apenas uma estimativa”, afirmou Kriek.

 

Parque Linear Rio do Testo

Há, ainda, a proposta do Parque Linear Rio do Testo, que será interligado ao Parque Central. O Parque Linear irá aproximar as pessoas da natureza e tem com consequência o apego e imediata consciência de preservação. 

Os caminhos interligam três principais pontos da cidade – Teatro e Centro Cultural, Parque Central, passando pelos fundos da Prefeitura Municipal (futura praça) e possui em seu trajeto, mirantes, passarelas e ponte coberta, criando conexões e encurtando o caminho de ciclistas e pedestres.

 

Praça Piloto

Por tratar-se de uma área extensa de parques, e se compreender as limitações de implantação imediata de um parque neste porte em sua totalidade, buscou-se pensar em uma área que irá funcionar como um “piloto”, um início de toda essa grande área dedicada a recreação urbana da cidade. 

Aos fundos da Prefeitura Municipal há considerável área subutilizada com potencial de ser o embrião da proposta. Esta área situa-se estrategicamente como um ponto de articulação entre o grande Parque Central e as atividades turísticas que ocorrem no outro lado do Rio do Testo, nas proximidades do Zoológico e Rodoviária. Propõe-se uma qualificação da área, com projeto urbanístico que defenda usos de lazer, recreação, contemplação próximo as margens do Rio, espaços culturais, etc. 

O Parque Linear do Rio do Testo surge como elemento de costura dessas áreas, criando um percurso recreativo, qualificado e dedicado a promoção de uma cidade mais saudável para seus habitantes.

Notícias relacionadas