SC-108 – Obras do prolongamento da Via Expressa começam sexta-feira
Equipes já começaram a trabalhar no corte de árvores para implantação da nova SC-108
Começa a ser montado nesta sexta-feira, 18 de março, o canteiro de obras do prolongamento da Via Expressa, a nova SC-108.
Nesta semana, equipes já trabalhavam no corte de árvores para que as obras possam, oficialmente, começar na sexta.
A nova SC-108 vai ligar a BR-470 ao posto da Polícia Rodoviária Estadual, próximo à Serra da Vila Itoupava, em Blumenau. No total, a obra terá 15,6 quilômetros de extensão.
Na sexta, começa a execução do primeiro trecho, que tem 1,5 quilômetro e inicia na BR-470, próximo à Via Expressa, no Bairro Fortaleza. A primeira parte compreende o trecho que vai até a Rua Guilherme Schard, na altura da Rua Clara Sasse, no Bairro Fidélis.
A empresa responsável pelo primeiro trecho é a Cetenco Engenharia. Além da montagem do canteiro de obras, também está prevista para sexta-feira a chegada das primeiras máquinas e equipamentos que serão utilizados no local
O investimento nesta primeira etapa é de R$ 35 milhões e a expectativa é de que as obras sejam concluídas ainda este ano. No total, os investimentos somam R$ 140 milhões e incluem desapropriações em quase 90 terrenos, obras de terraplanagem, sistema de drenagem, pavimentação, implantação de elevados e rotatórias.
De acordo com o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), a expectativa é de que o local receba um fluxo de aproximadamente 17 mil veículos por dia. Com a obra concluída, além de desafogar o trânsito na atual SC-108 (Pedro Zimmermann), o objetivo também é garantir mais segurança e agilidade para quem se desloca na região norte de Blumenau.
Fonte: Jornal de Blumenau