Fogo destrói madeireira em Navegantes
Na madrugada desta terça-feira (13), o Corpo de Bombeiros de foi acionado para atender a uma ocorrência de incêndio considerada de grande proporção, na BR-470, no Bairro Escalvados, em Navegantes, próximo à entrada de Luiz Alves. Por volta das 3h30, as chamas tomaram uma empresa madeireira e um galpão construído de madeira e zinco, que tinha uma área aproximada de 720m².
Na madrugada desta terça-feira (13), o Corpo de Bombeiros de foi acionado para atender a uma ocorrência de incêndio considerada de grande proporção, na BR-470, no Bairro Escalvados, em Navegantes, próximo à entrada de Luiz Alves. Por volta das 3h30, as chamas tomaram uma empresa madeireira e um galpão construído de madeira e zinco, que tinha uma área aproximada de 720m².
De acordo com o sargento Pascoal Polastri, o fogo, que podia ser visto a uma grande distância, causou preocupação aos moradores vizinhos, que corriam o risco de terem as suas casas atingidas pelo incêndio. De acordo com os bombeiros, as chamas queimaram e destruíram todo o galpão, um caminhão e dois tratores que estavam dentro, além de todo o seu material de madeira e outros maquinários.
Pelos menos 21 bombeiros trabalharam no combate às chamas e foram utilizados cerca de 300 mil litros de água. Foram acionados bombeiros militares de Itajaí, Navegantes, Balneário Camboriú, Brusque, Piçarras, Itapema, Luis Alves, e bombeiros voluntários de Ilhota.
Às 10h30 desta terça-feira (13), os bombeiros militares continuavam no local realizando o rescaldo. Focos de chamas ainda podiam ser encontrados, mas as casas vizinhas não corriam mais riscos de serem atingidas pelas chamas. Mesmo com a grande proporção do incêndio, ninguém ficou ferido e as chamas não se alastraram em outras áreas.
Segundo o comandante da operação, o tenente Maico Francisco de Alcântara, a causa do incêndio ainda vai ser avaliada pela perícia do Corpo de Bombeiros Militar, mas há uma possibilidade de ter sido causado devido a uma pane em um dos maquinários da empresa, que era utilizado para moer a madeira. De acordo com informações concedidas ao tenente, esta máquina teve um problema de super aquecimento na segunda-feira (12) e técnicos foram acionados para fazer o reparo. Mas, quando chegaram nesta terça pela manhã, se depararam com as chamas.
Ainda segundo o tenente, o que se sabe é que a máquina havia sido desligada na segunda, e pode ter sido ou não ligada à noite. “Com o super aquecimento, a fiação esquenta e há a possibilidade de soltarem faíscas de fogo, o que pode ter provocado o incêndio”, esclarece o tenente. As chamas atingiram uma fiação elétrica que passava por cima do galpão. A equipe da Celesc esteve no local e desligou as redes para evitar maiores danos.