- Astrologia
- Auto
- Classificados
- Publicações Legais
- Bombeiros
- Colunas
- Comunidade
- Cotidiano
- Cultura
- Economia
- Entretenimento
- Educação
- Especiais
- Esporte
- Estado
- Eventos
- Fotolegenda
- Geral
- JP Explica
- Meio Ambiente
- Mundo
- País
- Perfil Empresarial
- Polícia
- Política
- Obituário
- Osterfest Ao Vivo
- Revista JP
- Saúde
- Segurança
- Serviços
- Tecnologia
- Turismo
- Trânsito
- Vale do Itajaí
9 curiosidades sobre a Kombi, que completa 65 anos no Brasil
Neste dia 02 de setembro, é comemorado o Dia Nacional da Kombi, data em que, há 65 anos, saía a primeira unidade da van, no Brasil. Por isso, veja estas nove curiosidades sobre este icônico veículo. Fonte: Bol Listas

O início
A Kombi foi idealizada pelo importador holandês Ben Pon, que imaginou um veículo leve de carga, usando o conjunto mecânico do Fusca. O primeiro esboço do carro foi desenhado em sua caderneta de anotações, em abril de 1947. | Imagem: Reprodução / The Truth About Cars

Denominação
Seu nome vem da palavra alemã Kombinationsfahrzeug, que significa “veículo combinado”, porque serviria tanto para carga quanto para passageiros. | Imagem: Reprodução / Autocosmos

Linha de produção
A Kombi foi anunciada em 08 de março de 1949 e começou a ser produzida na Alemanha em 1950, com a carroceria em monobloco, suspensão do Fusca reforçada e motor traseiro refrigerado a ar, com apenas 25 CV de potência. | Imagem: Reprodução / Pinterest

Kombi por aqui
No Brasil, ela começou a ser vendida ainda em 1950 pela Brasmotor, que montava o carro com peças importadas da Alemanha. As primeiras unidades brasileiras foram produzidas a partir de 02 de setembro de 1957, na fábrica da Volkswagen de São Bernardo do Campo (SP), com 50% de nacionalização. | Imagem: Reprodução / Wikipedia

Acessórios
A Kombi passou a ser equipada com cintos de segurança e extintor de incêndio a partir de 1970. | Imagem: Reprodução / Let Them Come

A diesel
Em 1981, foi criada uma versão da Kombi movida a diesel, refrigerada a água e radiador dianteiro. O modelo usava o motor 1.5 do Passat para exportação | Imagem: Reprodução / Andrézão Eliar

Fim da linha
A Kombi só parou de ser fabricada no Brasil às 22h de 18 de dezembro de 2013. A partir de janeiro do ano seguinte, o Conselho Nacional de Trânsito passou a exigir a presença de airbags e freios ABS em todos os veículos nacionais, itens que não eram comportados pelo modelo da Volks. | Imagem: Reprodução / fuscalove

Lembrança
A última unidade produzida, com o chassi número EP022.526, foi enviada para o museu da Volkswagen em Hannover, na Alemanha. | Imagem: Reprodução / Autos Segredos

Tipo exportação
A cada mês, cerca de 50 unidades da Kombi “Corujinha” são exportadas do Brasil para colecionadores da Europa, que chegam a gastar R$ 90 mil por um modelo restaurado. | Imagem: Reprodução / Pincomex
Tags: