Estado

5 vezes que Santa Catarina entrou no “Livro dos Recordes”!

Separamos cinco ocasiões em que o estado apareceu no famoso “Livro dos Recordes”. Confira!

24 de abril de 2024

Foto: Raphael Carrasco/JP

Santa Catarina é um estado conhecido por suas belezas naturais, cultura rica e povo acolhedor. Mas além dessas características, o estado também se destaca por fazer história em diversas ocasiões, entrando para o Guinness World Records.

Em uma destas oportunidades, Pomerode está na história Guinness. Separamos cinco ocasiões em que o estado apareceu no famoso “Livro dos Recordes”. Confira!

1 – Festival de Dança de Joinville

Foi em 2002, conforme o site oficial do Guinness, que SC apareceu pela primeira no Livro dos recordes. No caso, o Festival de Dança de Joinville ganhou destaque internacional, após receber o título de maior festival de dança do universo. O critério adotado foi por conta do número de participantes, que na ocasião, contou com mais de 4 mil dançarinos. Além disso, mais de 200 mil pessoas assistiram ao festival.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Joinville/Imagem Ilustrativa

2 – Maior ovo e Maior Árvore de Páscoa do mundo, é de Pomerode!

No mês passado, chegou ao fim mais uma edição da Osterfest. E é neste evento que há dois recordistas mundiais. A Maior Árvore de Páscoa do Mundo, a Osterbaum, ingressou no livro dos recordes em 2017. Na sequência, em 2019, Pomerode inovou e conseguiu o recorde de Maior Ovo de Páscoa Decorado do Planeta Terra. Após perder o título, para uma cidade da Espanha, a cidade não ficou para trás e fez um ovo ainda maior, recolando o nome da cidade, novamente, no Livro dos Recordes, em 2023.

Foto: Raphael Carrasco/JP

3 – Trabalhador com carreira mais longa do mundo, é do Vale

O Sr. Walter Orthmann, que recentemente completou 102 anos de idade, também foi parar no Livro dos Recordes, em 2022. De Brusque para o Mundo, Sr. Walter conquistou o título de carreira mais longa em uma mesma empresa. Ele trabalha na Indústrias Renaux S.A, atualmente conhecida como Renaux View. Ele está na empresa a mais de 86 anos.

Foto: Divulgação/Guinness

4 – Recorde gamer

Em 2020, um jovem de Garopaba também entrou no Livro dos Recordes jogando Super Mario World. Matheus Furtado, conhecido como “FURiOUS”, entrou no Guinness após fazer o tempo mais rápido ao completar o jogo da Nintendo (Categoria 0 Exit), em 41,022 segundos.

Foto: Divulgação/Guinness

5 – Slackline mais alto do Planeta

Praia Grande, no Sul catarinense, também está no Guinness Book como a cidade onde ocorreu a travessia em slackline mais alta do mundo. O recorde foi conquistado por Rafael Bridi em 4 de dezembro de 2021.

Natural de Florianópolis, Rafael Bridi teve a proeza de caminhar sobre uma fita de 20 metros de comprimento e 2,5 cm de largura entre um balão e outro, a 1,9 mil metros de altitude. Você teria coragem?

 

Notícias relacionadas