2ª fase da Operação Hereditarium: Polícia Civil cumpre mandados de busca domiciliar em Pomerode
Ação investiga possível contratação direta ilegal da empresa responsável pela coleta de resíduos orgânicos na cidade. A Prefeitura de Pomerode se pronunciou sobre o caso; confira nota na íntegra

Foto: PCSC/Divulgação
A Polícia Civil, por meio da 4ª Delegacia Especializada em Combate à Corrução – 4DECOR, deflagrou a segunda fase da Operação Hereditarium, que investiga a possível contratação direta ilegal de empresa responsável pela coleta de resíduos orgânicos, na cidade de Pomerode.
Em julho de 2024, a Polícia Civil obteve elementos no sentido de que o Samae Pomerode, aproveitando-se das reclamações da população, deixou de renovar o contrato com a empresa responsável pela coleta de lixo na cidade, contratada via licitação.
Segundo a Polícia Civil, após não renovar o contrato, o Samae realizou a contratação emergencial de uma outra empresa, sendo que ambas pertencem à mesma família. O segundo contrato é 70% mais oneroso que o antigo.
Nesta segunda fase da operação, a Polícia Civil cumpriu 6 mandados de busca domiciliar, nas cidades de Pomerode e Joinville, objetivando obter mais elementos a respeito dos novos investigados.
Após exame das informações obtidas na operação desta quinta-feira (13), a 4DECOR tomará os depoimentos e interrogatórios pertinentes, para então concluir a investigação e apresentar o inquérito policial ao Ministério Público para análise.
Participaram da operação policiais civis da Direção da DEIC, da Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção – CECOR, da 1DECOR, 2DECOR, 3DECOR, além da DECOR/DEIC, sob a supervisão da 4DECOR, sediada em Blumenau.
Em nota divulgada à imprensa nesta quinta-feira, 13 de março, a Prefeitura de Pomerode informou que está ciente da segunda fase da Operação Hereditarium e se colocou à disposição das autoridades competentes para colaborar com as investigações.
Confira a nota na íntegra:
“A Prefeitura de Pomerode informa que está ciente da deflagração da segunda fase da Operação Hereditarium pela Polícia Civil de Santa Catarina, ocorrida na manhã desta quinta-feira, 13 de março de 2025. A operação investiga contratações emergenciais realizadas pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de 2021 e 2024, referentes aos serviços de coleta de resíduos domiciliares.
Reiteramos que o SAMAE é uma autarquia com administração independente. Contudo, a Prefeitura de Pomerode está comprometida com a transparência e a integridade na gestão pública. A administração municipal permanece à disposição das autoridades competentes para colaborar com as investigações e reforça seu compromisso com a legalidade e a ética na gestão dos serviços públicos”.