- Auto
- Classificados
- Publicações Legais
- Bombeiros
- Colunas
- Comunidade
- Cultura
- Economia
- Entretenimento
- Educação
- Especiais
- Esporte
- Estado
- Eventos
- Fotolegenda
- Geral
- Horóscopo
- JP Explica
- Meio Ambiente
- Mundo
- País
- Perfil Empresarial
- Polícia
- Política
- Obituário
- Revista JP
- Saúde
- Segurança
- Serviços
- Tecnologia
- Turismo
- Trânsito
- Vale do Itajaí
29 anos sem Ayrton Senna: veja os carros guiados pelo brasileiro na Fórmula 1
A morte de Ayrton Senna completa 29 anos nesta segunda-feira, 1º de maio. Por isso, confira a lista de carros pilotados pelo brasileiro e tricampeão mundial de Fórmula 1, além de algumas de suas curiosidades e fatos históricos. Fonte: SportBuzz
Toleman TG183B – 1984
Em seu ano de estreia e com este modelo, Senna ficou de fora do Grande Prêmio de San Marino de 1984, o único em sua carreira. | Crédito: Getty Images
Toleman TG184 – 1984
Ainda no mesmo ano, mas com um carro renovado, o piloto brasileiro já dava mostras do seu talento. Em Mônaco, terminou a corrida na segunda posição, sob intensa chuva. | Crédito: Getty Images
Lotus 97T – 1985
O ano marcou a primeira vitória de Senna na F1, no Grande Prêmio de Portugal. Ele ainda venceria na Bélgica, terminando o campeonato na quarta colocação geral. | Crédito: Getty Images
Lotus 98T – 1986
Apesar de ter feito oito “poles”, o piloto sofreu muito com abandonos. Mesmo vencendo na Espanha e em Detroit, terminou o mundial de pilotos novamente em quarto. | Crédito: Getty Images
Lotus 99T -1987
Se firmando cada vez mais dentro da Fórmula 1, Senna terminou o campeonato na terceira posição, com dois primeiros lugares: em Mônaco e nos Estados Unidos. | Crédito: Getty Images
McLaren MP4/4 – 1988
Absoluto! Assim pode ser definido este carro, que teve 15 vitórias em 16 corridas, sete delas de Ayrton Senna. Com isso, o brasileiro se tornou, pela primeira vez, campeão mundial. | Crédito: Getty Images
McLaren MP4/5 – 1989
Uma das corridas mais frustrantes de Senna ocorreu este ano: o Grande Prêmio do Japão, que lhe foi “tirado”, após um acidente com Prost, na chicane final na volta 46. Com isso o francês acabou sendo declarado campeão. | Crédito: Getty Images
McLaren MP4/5B – 1990
Com o modelo, Senna venceu seis corridas e “deu o troco” no desafeto Prost, na primeira curva do Grande Prêmio do Japão. Ambos acabaram batendo e abandonando a corrida. Com isso, o brasileiro se tornava bicampeão mundial. | Crédito: Getty Images
McLaren MP4/6 – 1991
O tricampeonato só viria no fim do ano, mas com o modelo, Ayrton Senna venceu o Grande Prêmio do Brasil, pela primeira vez na história. Por conta do esforço físico, teve que ser atendido por uma equipe médica, ainda na pista. | Crédito: Getty Images
McLaren MP4/7A – 1992
A equipe começaria a perder o protagonismo conquistado dentro da Fórmula 1. Mesmo assim, Senna conquistou três vitórias, em Mônaco, na Hungria e na Itália. | Crédito: Getty Images
McLaren MP4/8 – 1993
Com o carro, o brasileiro viveria dois de seus últimos momentos inesquecíveis na F1: a segunda vitória no Brasil e o famoso Grande Prêmio da Europa, quando passou de quinto para o primeiro lugar, logo na primeira volta. | Crédito: Getty Images
Williams FW16 – 1994
Após duas corridas frustrantes (Brasil e África do Sul), Senna chegava confiante ao Grande Prêmio de San Marino. No entanto, a batida contra o muro de concreto, na curva Tamburello, tirou a vida do brasileiro, naquele fatídico 1º de maio. | Crédito: Getty Images
Tags: