Auto

4 dicas para cuidar do carro no inverno

Com o frio intenso, é necessário que motoristas adotem alguns cuidados com seus carros, para evitar danos ao motor

3 de julho de 2023

1. Fazer a manutenção regularmente

No inverno, os problemas mais comuns com os veículos são a dificuldade para a partida do motor, contaminação do óleo ou do catalisador, e a possibilidade de quebra do sensor de oxigênio, por choque térmico. Por isso, a checagem constante do funcionamento das peças é importante para evitar danos maiores, no futuro.

2. Verificar o sistema de partida a frio, ignição e injeção

Temperaturas mais baixas podem dificultar a atomização do combustível, o que pode causar a formação de líquidos com mais dificuldade em entrarem em combustão. Por isso, em dias frios, é uma boa ideia verificar o funcionamento do sistema de partida.

3. Não insistir em ligar o motor se a partida falhar

Caso o motorista insista muito em tentar ligar o motor se a partida estiver falhando, as velas de ignição podem ficar encharcadas, comprometendo seu desempenho. Com temperaturas abaixo de 17°C, os motores terão mais dificuldade para dar partida. Uma sugestão é desligar o motor e aguardar que o combustível evapore.

4. Ter atenção ao nível de combustível

O consumo de gasolina do reservatório em veículos que não contam com luz de indicação no painel é baixo e, nos dias de inverno, a capacidade é reduzida. Normalmente, o abastecimento do sistema ocorre entre uma ou duas vezes neste período.

Notícias relacionadas