Dicas para cuidar do seu pneu e evitar acidentes ou dores de cabeça, com seu veículo
Caso que aconteceu na BR-470, onde pneu soltou e parou em loja, acende alerta para manter a manutenção regular e revisões
Foto: Raphael Carrasco/JP
Na última semana, um caso chamou a atenção, na BR-470, em Indaial.
Um pneu de um caminhão se soltou e foi em direção à uma loja de conveniência de um posto de gasolina, às margens da rodovia. O objeto acabou atingindo o estabelecimento e por muito pouco não ocorreu uma tragédia.
E, para que acidentes como este e outros possam ser evitados por conta da falta de manutenção dos pneus de seu veículo, fomos até a Pedrini Pneus para conversar com o mecânico, borracheiro e geometrista Fábio Custódio, que deu dicas importantes para que sinistros causados por conta do mal estado do pneu, possam ser evitados.
Primeiramente, falando especificamente deste caso, que ocorreu na BR-470, Custódio conta que situações como estas são raras de acontecer, quando há uma manutenção correta dos pneus. Ele acredita que já havia algum problema na roda e que o buraco por onde passou só contribuiu para que o pneu se soltasse.
“É muito difícil, quando tudo está correto no veículo, a roda se soltar quando pega um buraco. Claro, dependendo do tamanho do buraco e a velocidade que o carro passa, pode ser que se solte. Mas, isso pode ocorrer com mais facilidade quando as rodas não estão bem presas ou que não passaram por geometria no tempo indicado de 10 mil quilômetros ou um ano”, explica.
O mecânico também ressalta que o pneu também é um item de segurança imprescindível. Ele reforça que, mesmo se o veículo tiver controle de tração ou freio ABS e o pneu estiver em mal estado de conservação ou desalinhado, acidentes podem ocorrer com mais facilidade.
“O pneu é o que toca ao solo, o que dá a aderência ao veículo. A gente recebe vários carros com pneus ‘carecas’ e sempre alertamos que é muito perigoso uso do veículo com o pneu neste estado. Em pista molhada pode favorecer a aquaplanagem, ou causar falta de aderência em curvas, podendo causar um acidente e atingir a sua integridade física ou a de terceiros”, complementa.
Ainda, Custódio reforça que o pneu possui um indicador que mostra o seu desgaste. Para verificar o indicador de desgaste do pneu, você pode seguir os seguintes passos:
Localize os indicadores de desgaste: Os pneus modernos geralmente possuem indicadores de desgaste, conhecidos como “TWI” (Tread Wear Indicator), que são pequenas barras de borracha localizadas no sulco principal do pneu. Essas barras são mais estreitas do que o restante do sulco.
Veja exemplos, em imagens abaixo
Caso você sentiu alguma trepidação, barulhos e perceber alguma diferença na dirigibildade, procure a Pedrini Pneus, no Centro de Pomerode. Para mais informações sobre geometria e troca dos pneus, entre em contato através do 3387-4511.