Estado

Defesa Civil reforça alerta de temporais com chuva volumosa na região do Vale do Itajaí

Estas chuvas se devem ao processo de formação e avanço de uma frente fria, combinada ao ar quente e úmido vindo do norte do país.

20 de novembro de 2023

Foto: Envato Elements

Após uma trégua na chuva, a previsão é para que ela volte nesta semana.

No período entre quarta e quinta-feira, dias 22 e 23 de novembro, são esperados temporais com chuva intensa e volumosa em toda Santa Catarina, em especial nas regiões do Grande Oeste, Planaltos e Vale do Itajaí.

Estas chuvas se devem ao processo de formação e avanço de uma frente fria, combinada ao ar quente e úmido vindo do norte do país.

O risco é alto nas áreas em amarelo para ocorrências associadas aos temporais, como destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de galhos e árvores, e à chuvas volumosas, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas. O risco é moderado nas áreas em verde.

Os maiores acumulados estão previstos para o Grande Oeste, com valores entre 70 e 130 mm. Nas demais regiões, são esperados volumes entre 40 e 80 mm.

Entretanto, a principal característica deste evento é que a chuva deve ocorrer de forma mal distribuída, irregular e intensa em um curto período de tempo. Assim, a chance de serem observados pontuais significativamente acima dos valores previstos é grande, em todas as regiões.

 

Notícias relacionadas