Especiais

14ª Osterfest proporciona recuperação a diversos setores da economia

Evento de Páscoa impactou de forma muito positiva a economia da cidade

23 de abril de 2022

Foto: Daniel Zimmermann

Cerca de 200 mil pessoas vivenciaram um pouco das tradições da Páscoa para os imigrantes alemães em Pomerode. Este é o público que prestigiou a 14ª Osterfest, maior evento do gênero na América Latina, que terminou neste domingo (17).

A Associação Visite Pomerode (Avip), que realiza o evento, já divulgou a data da próxima edição: de 16 de fevereiro a 9 de abril de 2023.

A extensão no calendário, novidade deste ano, foi mantida. Serão oito semanas de evento. “A Avip ouviu os expositores, o público e os demais envolvidos no evento e todos avaliaram de forma muito positiva a ampliação do calendário, por isso definimos por manter”, comenta Mani Goede, presidente da associação que organiza a Osterfest.
Embora a programação do evento, com feiras, oficinas, alimentação e outros atrativos tenha encerrado, a maior árvore de casquinhas naturais e o maior ovo decorado do mundo seguem montados até 25 de maio para visitação.

 

Impacto econômico

De acordo com uma estimativa dos organizadores, o impacto econômico da Osterfest em Pomerode supera os R$ 40 milhões. Este resultado reverbera por toda a cidade, de acordo com Goede.

“O tempo de permanência médio dos visitantes no evento foi próximo a duas horas. Isso significa que o visitante que veio para a festa não ficou só na Osterfest: também aproveitou outros atrativos na região, de restaurantes a equipamentos turísticos, gerando movimentação econômica na cidade inteira. E estes estabelecimentos contrataram mão de obra temporária, que vive e consome nos bairros da cidade. Desta forma esse montante é distribuído para todos os bairros”, comenta.

Além de 250 empregos diretos, há registros de dezenas de vagas temporárias para o evento. Hoteis e pousadas registraram lotação máxima em todos os fins de semana de evento, assim como hospedagens alternativas.

No Lena Rosa Premium Hotel e Pousada, a Osterfest possibilitou que o estabelecimento de recuperasse, após a pandemia. Segundo o proprietário, Rolf Porath, a taxa de ocupação cresceu muito, em comparação com o ano passado.

“Esse ano foi muito bom, e neste período pós-pandemia, abril foi o melhor mês até o momento, superando março, inclusive. Em abril, tivemos mais de 80% de taxa de ocupação, e nos dois meses nossa taxa ficou em cerca de 75%”, afirma o proprietário.

Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode

 

O feriado de Páscoa, foi o melhor momento, com 100% de taxa de ocupação no local. “Hoje, criamos uma expectativa em torno de cada evento que virá. O ramo da hotelaria sofreu muito durante a pandemia, mas estamos nos dedicando ao máximo para nos recuperarmos. A Osterfest foi fundamental neste aspecto, pois nos proporcionou um equilíbrio nas contas e nos permitiu pensar no futuro, em termos de crescimento e investimentos”, pondera Porath.

O evento de Páscoa também possibilitou uma recuperação para a Pousada Max. Durante o fim de semana de Páscoa, a taxa de ocupação chegou aos 100%, também, e a média se manteve, ao longo dos meses de abril e março.

“Nestes dois meses, tivemos uma taxa de ocupação média de 95%, o que representou uma diferença de cerca de 20% a mais do que nos dois primeiros meses do ano. E se compararmos com o ano passado, houve um aumento de 300% em nossa taxa de ocupação, então a Osterfest foi totalmente benéfica para nosso empreendimento”, pondera Raquel Fonseca, proprietária da Pousada.

Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode

 

O Hotel Bergblick também registrou ocupação significativa ao longo da realização da Osterfest, com com maior procura no Carnaval inclusive. Nos finais de semana, o local chegou a ter de 95% a 100% de ocupação, com aumento expressivo nos últimos finais de semana. A proprietária, Eliana Czaschke, destacou a importância do evento, para o cenário positivo.

“Os eventos são essenciais no nosso setor, pois através das divulgações acabam se interessando a vir passar mais tempo na cidade. Conseguimos assim, montar pacotes e trabalhar melhor nossa capacidade e ocupação dos nossos apartamentos. Uma festa com formato e atrativos como a Osterfest faz com que o turista aproveite tudo o que a cidade oferece. O turista visita mais o comércio local, restaurantes, atrativos, permanece na cidade e conhece melhor nossos cantinhos tão especiais”, disse.

 

Impacto emocional

Se o efeito financeiro é mensurável em números, o impacto emocional do evento não tem medidas, de acordo com o presidente da Avip. “Com o crescimento do turismo no município nos últimos anos, muitas pessoas vivem essa atividade de forma muito intensa. Depois de dois anos com esse vazio, tivemos muitos colaboradores, fornecedores e artistas que relataram o verdadeiro sentimento de renascimento”, comenta.

Ana Marilda Novacoski Nunes é proprietária de uma lavanderia que prestou serviço a diversas pousadas e hotéis na cidade, além de ser responsável por atender à Osterfest, e graças ao evento, pôde começar a se recuperar após a pandemia.

“O período de pandemia foi uma fase muito difícil. Nosso faturamento caiu 80% e nos concentramos em manter as contas básicas em dia, com bastante dificuldade. Agora estamos começando a retomar nosso serviço de novo”, afirma Ana.

Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode

 

Como a lavanderia já atendia alguns hotéis e pousadas, antes da pandemia, com o aumento da procura por hospedagens, graças à realização da Osterfest, Ana teve um aumento na demanda de seus serviços, também, além de atender ao evento, em si.

“Ainda não tivemos um aumento tão significativo no faturamento, mas o crescimento da nossa demanda já tem sido fundamental para que começassemos a nos recuperar, para manter nossa empresa funcionando. E agora esperamos que as coisas melhorem ainda mais, o que nos dá muita esperança”, disse.

A 14ª Osterfest é uma realização do Ministério do Turismo, do Governo Federal, e da Associação Visite Pomerode (Avip), contando com o patrocínio de Kyly, Karsten, Mueller, Nugali, Ness, Oxford, Olho Embutidos e Unifique, além do apoio da Prefeitura Municipal de Pomerode.

Notícias relacionadas