Fotolegenda

12 pratos-estrela do Festival Gastronômico de Pomerode 2022

O Festival Gastronômico de Pomerode, em sua 16ª edição, homenageia a Rota do Enxaimel. Nesta edição do Festival, cada restaurante oferece em seu cardápio um prato desenvolvido especialmente para o evento, celebrando uma receita de família dos moradores da Rota.

24 de maio de 2022

Sabores de uma Rota premiada

O Festival Gastronômico de Pomerode, em sua 16ª edição, homenageia a Rota do Enxaimel.

Esta charmosa rota de Pomerode, onde 50 casas construídas na técnica enxaimel se espalham ao longo de 16 km, foi reconhecida pela ONU como uma das Melhores Vilas Turísticas do Mundo pela preservação cultural e paisagem histórica.

Nesta edição do Festival, cada restaurante oferece em seu cardápio um prato desenvolvido especialmente para o evento, celebrando uma receita de família dos moradores da Rota.

Experimente as interpretações de nossos chefs: um toque contemporâneo em nossa cultura gastronômica.

Viaje por um lado menos conhecido desse lugar especial: os sabores da Rota do Enxaimel!

1 - Funiculì Funiculà - Trouxinha Alemã

Inspirado no prato tradicional da Família Kuglin, do Recanto Kuglin. Consiste em uma Trouxinha de massa de panqueca, recheada com o tradicional recheio do marreco, prato típico da culinária alemã, combinado com carne bovina e linguiça toscana. Cada garfada te remete ao típico almoço de domingo da região! A base do prato é um creme de beterraba.

2 - Costelinha Família Siewert - Biergarten Pomerânia

Schweinerippchen mit Apfelbarbecue und Pommes Frites – Suculenta e generosa costelinha de porco assada lentamente com molho defumado de maçã e melado exclusivo da Casa Siewert e porção de batatas rústicas crocantes A Família Siewert chegou em 1868, vinda da região da Pomerânia na Alemanha para Pomerode, e foi escolhida para morar nesse lugar que hoje é a Rota do Enxaimel. O chef Zaga homenageia a carne de porco, presente no dia a dia da família desde o início do século passado, quando iniciaram as atividades de agricultura em Testo Alto. O melado, produzido pela família Siewert em tachos de cobre há 4 gerações, também está presente no preparo.

3 - Betrunkener Falscher Hase - Bistro Mon Cheri

Mini bolo de carne recheado, molho de vinho tinto e legumes. O prato apareceu na Alemanha em uma época em que muitas famílias não podiam comprar um coelho de verdade. Então optaram por usar carne picada com outro tempero, e no meio acrescentaram uma surpresa! A partir da receita da família Rahn, demos aquele toque romeno e finalizamos um molho de vinho tinto sensacional. É servido com legumes salteados.

4 - Schlachtteller - Currywurst

Pão de milho com cará feito na folha da bananeira. Morcilha branca e vermelha. Queijinho coalho grelhado, acompanha melado de cana. Torresminho crocante e banana caramelizada com toucinho. Guarnecido com flores comestíveis e brotos de mostarda. O prato traz uma composição típica da comida regional pomerodense. As famílias tinham as criações, e o dia de abater o porco e preparar os embutidos, era como festa. Para trazer um pouco mais das receitas, os pães assados na folha de bananeira. Uma deliciosa combinação de doce com o salgado. Uma festa para o paladar. Uma homenagem a Casa Raduenz, onde a Sra. Iracema conta como eram esses dias quando a família ainda morava na casa.

5 - Filet Mignon Suíno - Pop Up Burguer

Filet Mignon Suíno, com molho Roti e tomates frescos, com leve toque de nata e paprika doce, purê de batatas, arroz colorido, brócolis. A Casa Wachholz é uma das mais antigas de Pomerode, construída em 1867. E está em propriedade da família até os dias de hoje. O prato foi inspirado nos tradicionais assados preparados pela família, com aromas que remetem às histórias de antigamente… Numa combinação de cores e sabores deliciosa, lembrando um almoço de domingo na casa da Oma.

6 - Vaca Atolada no Enxaimel - Bierwein

É a combinação de costela bovina com mandioca, cozidos lentamente, crispy de mandioca, servida em uma casinha feita com pão, homenageando as casas em construção enxaimel. O prato é preparado em dias especiais na família de Peter Riemer, que conta com gado criado em sua propriedade, dando um sabor especial a carne. O prato traz uma versão especial em homenagem à Rota do Enxaimel. (Acompanha brinde especial).

7 - Filet de Tilápia - Bistrô D'Ccilia

Tilápia empanada com crosta crocante, acompanha leve e aromático purê de palmito, tomates confitados e batatinhas salteadas na manteiga. A família de Maikon Utech vive rodeada de lagoas, e se dedica à uma grande produção de tilápias em meio a Rota do Enxaimel. Os pomeranos pescavam no Mar Báltico, mas ao chegarem em Pomerode passaram a criar peixes em lagoas, tornando a tilápia um ingrediente tradicional da região. A Chef Cecília, criou este aromático purê de palmito contrastando com o crocante da tilápia. Supreenda-se com a textura cremosa e o sabor desse ingrediente muito cultivado na Rota do Enxaimel.

8 - Escalopes de Filet Mignon - Wox Food

Escalopes de Filet Mignon bovino, leves nhoques de taiá, ao molho do verdadeiro.  Fondue de queijo – Molho preparado com vinho branco, alho, queijo fundido Kräuterkäse, parmesão, Emmethal e Mussarela. Taiá, aipim e cará são ingredientes que não faltam nas mesas fartas das famílias, o prato traz saborosos nhoques de taiá. Flores comestíveis e um leve toque de manjericão homenageiam o jardim da família de Leonora e Adécio Wachholz, sempre florido e cuidado pela família.

9 - Schweinebraten mit Bratensauce Kartoffelknödel und Sauerkraut - Torten Paradies

Duas fatias generosas do tradicional assado de carne suína ao molho, servido com dois nhoques de batata acompanhado de chucrute com especiarias. Este tradicional assado de carne suína preparado no forno, geralmente era servido aos Domingos ou Feriados pela Família de Fredolf Radünz, que costumavam se encontrar nestas datas, tinha como acompanhamento o molho do próprio assado, nhoque de batata e chucrute com especiarias.

10 - Cordeio da Família Sabin - Baracchetta

French rack de cordeiro marinado em ervas de provence e vinho branco, maionese de batatas e ervas finas, picles artesanais e farofa de banana com bacon. A criação de ovelhas, mantida de pai para filho, é o diferencial deste sítio que pertence à família há várias gerações. Criar os filhos junto aos animais e proporcionar momentos alegres em família, são emocionantes para o casal Albert e Leila Sabin. E assim, o Festival Gastronômico promoveu esse encontro especial entre a família Gottardo do Barrachetta com a família Sabin… que se mostrou ainda mais saboroso com um tenro assado de cordeiro, do jeitinho como é preparado no próprio sítio… sinta esse gostinho do campo…delicie-se!

11 - Língua Bovina Recheada - Schornstein Knipe

Língua bovina recheada, assada no forno, com delicioso recheio e um molho muito saboroso, Spätzle de Espinafre. A língua recheada é um prato de tradição e memórias especiais na família da Sra. Elia Maske. São mais de 4 gerações da família, em que a receita é preparada aos domingos e em datas festivas. O prato traz o contraste saboroso do Spätzle de espinafre Uma homenagem da tradicional Cervejaria Schornstein à Sra. Elia e família

12 - Miolo da alcatra grelhado - Bayern Grill

Miolo da alcatra grelhado, maionese de batata doce, farofa de bacon e banana, legumes assados e tomate cereja confeitado. Acompanha molho de mostarda preta com mel.  O prato é uma versão saborosa de um almoço na família das irmãs Valéria e Dalila. Dalila, criadora de gado e ganhadora de muitos prêmios como tal, aprecia um bom churrasco com sua família. O prato traz a carne suculenta e, em especial, a maionese de batata doce que Dalila trouxe ao Chef como inspiração.

Notícias relacionadas

Mais Lidas