Eleições

11 candidatos desejam representar Santa Catarina no Senado

Em 2022, apenas um senador será eleito.

16 de agosto de 2022

Foto: Divulgação

O Senado é composto com 81 cadeiras, das quais, cada estado ocupa três delas. O mandato de senador tem validade para o período de 8 anos, mas as eleições para o Senado acontecem de quatro em quatro anos.

Assim, a cada eleição, a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços. Ou seja, em uma eleição há um novo senador e, na eleição seguinte, são dois novos representantes eleitos.

Em 2022 é a vez de eleger um candidato, que seguirá no cargo até 2030. Em Santa Catarina, 11 candidatos disputam a vaga disponível. Um dos atuais senadores busca a reeleição. Além dos 11 candidatos, são mais dois nomes de suplentes para cada um.

Os partidos que buscam a cadeira são MDB, NOVO, PCO, PDT, PL, PSB, PSC, PSD, PSOL, PSTU E PTB.

As candidaturas aguardam julgamento e o prazo termina em 12 de setembro.

Veja a lista completa de candidatos no link e, do lado esquerdo da tela, selecione a opção Senador.

 

Atuação do Senado

O Senado compõe o Congresso Nacional junto com a Câmara dos Deputados e é considerado a Câmara Alta do Poder Legislativo federal. Tem status de Casa revisora e representa os estados (incluindo o DF), enquanto a Câmara dos Deputados representa o povo. Por isso cada estado tem três senadores, independentemente do tamanho da população de cada um.

Os senadores possuem muitas atribuições privativas, que não passam pelos deputados federais. Entre elas, está o julgamento de crimes de responsabilidade por parte do presidente da República, que só é efetivamente afastado caso o Senado, por dois terços dos votos, opte pela procedência da acusação. O mesmo vale para casos envolvendo ministros.

Notícias relacionadas