Fotolegenda

10 fotos antigas do Centro de Pomerode, ao longo dos anos

A área central da cidade se transformou ao longo dos anos e, nestas fotos, é possível ver o quanto a cidade se modificou

9 de junho de 2022

1. Chapéu do Farinha

A construção, que ficava na esquina das ruas Paulo Zimmermann e XV de Novembro, de acordo com as histórias, tinha esse nome devido a um fiscal de controle de obras e tributos, chamado Alfonso Farinhas. O último intendente do Distrito Rio do Testo gostava de chapéus e, por isso, o nome. O Chapéu do Farinha foi derrubado por um caminhão, em um acidente.

(Foto: Edson Klemann)

2. Construção da passarela do Colégio Doutor

A passarela, que liga as instalações do Colégio Sinodal Doutor Blumenau, foi construída em 2004, e passa por cima da Av. 21 de Janeiro.

(Foto: Arquivo Jornal de Pomerode)

3. Pomerodenses na antiga ponte pênsil, da Rua Johannes Roedel

Antiga “Pinguela”, ou ponte pênsil, era localizada na Rua Johannes Roede e foi destruída pela enchente, em 2011.

(Foto: Valério e Elisa Romig)

4. Clube Pomerode

Um dos mais tradicionais e frequentados clubes de Caça e Tiro de Pomerode, o Clube Pomerode sempre foi ponto de encontro de quem residia no Centro. A foto mostra o local na década de 50.

(Foto: Arquivo histórico)

5. Comércio e Indústria Weege

Foi a primeira indústria da cidade, quando Pomerode ainda era um distrito de Blumenau. Inaugurada em 1901, a empresa Weege Indústria Alimentícia foi um polo de desenvolvimento da região. O “Complexo Weege” contemplava loja comercial, fábrica de tintas, fábrica de banha, frigorífico, fábrica de latas e caixas, defumador e fábrica de laticínios. A foto é datada do ano de 1935.

(Foto: Arquivo histórico)

6. Rua Paulo Zimmermann - 1971

O registro, do ano de 1971, mostra uma vista aérea da Rua Paulo Zimmermann e também da Rua XV de Novembro. Na foto, ao fundo, é possível ver o Hotel Oásis ainda inteiro.

(Foto: Arquivo histórico)

7. Ponte coberta no Centro da cidade - década de 1920

Na foto, uma antiga ponte de madeira, coberta, que ligava as Ruas Paulo Zimmermann e Hermann Weege, no centro da cidade. A foto é datada da década de 20.

(Foto: Arquivo histórico)

8. Desfile 7 de Setembro - 2000

Os tradicionais desfiles de 7 de Setembro reúnem toda a comunidade, no centro da cidade, para o Desfile Cívico. Todos os anos, na comemoração da Independência, escolas, entidades, grupos dos mais diversos setores, se reúnem para a celebração. A foto é do ano 2000.

(Foto: Arquivo Jornal de Pomerode)

9. Rua Paulo Zimmermann - década de 1940

A Rua , que fica bem no centro da cidade, passou por diversas transformações ao longo dos anos. Nesta foto, a ponte de madeira coberta já não existe mais, dando lugar a uma construção de concreto, na década de 40.

(Foto: Arquivo histórico)

10. Complexo Weege, vista aérea

Foto tirada da chaminé da Caldeira Weege onde hoje fica a Cervejaria Schornstein. A chaminé é o símbolo da Cervejaria, que, hoje, utiliza as instalações da antiga Indústria Weege.

(Foto: Arquivo histórico)

Notícias relacionadas

Mais Lidas