Vou de bike
Levar uma vida saudável é necessário. Praticar exercícios físicos, manter uma alimentação balanceada e visitar o médico regularmente são ações que devem ser tomadas para que a saúde seja mantida. Entretanto, na correria do dia a dia, falta tempo, ou até mesmo disposição para colocar todas essas atividades em prática.
Levar uma vida saudável é necessário. Praticar exercícios físicos, manter uma alimentação balanceada e visitar o médico regularmente são ações que devem ser tomadas para que a saúde seja mantida. Entretanto, na correria do dia a dia, falta tempo, ou até mesmo disposição para colocar todas essas atividades em prática. Mesmo assim, há pessoas que alteram a sua rotina para conseguir suprir as necessidades que o corpo exige. Com esse objetivo, o Jornal de Pomerode inicia agora uma série de reportagens sobre qualidade de vida, que vai mostrar meios que cidadãos pomerodenses encontraram para manter a saúde em dia.
Uma dessas pessoas é Jaquiane Franher, de 23 anos. Ela mora na Rua Dr. Wunderwald e trabalha no centro da cidade como recepcionista. E ao invés de usar carro, moto, ou ônibus para vir trabalhar, ela utiliza um transporte ainda mais viável, utilizado por muitos em Pomerode. A bicicleta. Ela conta que desde pequena sempre gostou de bicicleta e desde que ganhou a sua primeira, nunca mais largou o veículo. Ganhei minha primeira bicicleta quando eu tinha quatro ou cinco anos, e desde lá, conservo uma paixão por elas. Sempre gostei de andar, ainda pequena, vivia passeando com ela para lá e para cá. Tanto que continuo usando hoje em dia.
Seu pai foi o grande autor desta paixão. Ainda criança, ela lembra que o meio de transporte da família era a bicicleta. Lembro que meu pai utilizava a bicicleta para ir a todos os lugares. Tenho bem guardado na memória os dias em que íamos para a igreja, onde toda a família saia de casa de bicicleta. Era sempre uma alegria poder pedalar, explica. Acho que é uma paixão que foi passada para outras gerações, complementa.
E foi mesmo. Jaquiane tem uma filha de três anos que já apresenta a mesma paixão da mãe e do avô. Ela já passeia de bicicleta com Jaquiane e pede, muitas vezes, para ir pedalar. As duas aproveitam os finais de semana para andar de bicicleta, utilizando o meio como lazer também. Minha filha gosta muito de pedalar, acho que ela herdou a paixão da mãe (risos).
Faça chuva ou faça sol, Jaquiane está sempre com sua bicicleta, e diz que não troca o meio de transporte por outro. Já tentei vir trabalhar de ônibus, mas não dá. Só o utilizo se chove muito forte mesmo. Eu sinto falta de pedalar. Já faz parte de mim. No pouco tempo que eu andei de ônibus, comecei a me sentir cansada com muita facilidade. Realmente pedalar faz muita diferença na nossa vida.
Além de todos os benefícios que andar de bicicleta proporciona, tem ainda a vantagem do tempo em relação a outros veículos. É muito mais rápido vir de bicicleta do que qualquer outro transporte. Ela não enfrenta o trânsito, não precisa ficar fazendo paradas, é muito prático. Por isso também escolho ficar com a bicicleta, relata Jaquiane.
Ela ainda dá a dica para os leitores. Quem puder e tiver como ir trabalhar de bicicleta, que o faça, porque os benefícios são inúmeros e aumenta muito a autoestima. Eu recomento. Pra mim sempre foi muito bom, e me faz muito bem à saúde, termina.
Conheça os benefícios de pedalar:
Faz bem à saúde – Andar de bicicleta pode ser comparado à caminhada ou até mesmo à corrida. Em um passeio de cerca de 40 minutos, três vezes por semana, já é possível dar adeus a diversos problemas decorrentes do sedentarismo. Antes, entretanto, recomenda-se fazer uma avaliação médica para determinar a intensidade do exercício, já que cada pessoa apresenta um determinado peso e condicionamento físico.
Trabalha os membros inferiores – Andar de bicicleta trabalha os grandes grupos musculares das pernas e ainda estimula a contração do abdômen, pois a atividade exige uma postura ereta do usuário. Pedalar é um exercício aeróbico e de resistência muscular, o que melhora o condicionamento físico do praticante.
Melhora a frequência cardíaca – A intensidade de um exercício é controlada pela intensidade do batimento cardíaco de quem o pratica. Desse modo, é possível fortalecer o coração com um passeio de bicicleta, já que esta é uma atividade aeróbica.
Oferece baixo impacto – Quando caminhamos ou corremos, todo nosso peso é jogado sobre as pernas, o que pode forçar as articulações dos membros inferiores. Sentado, entretanto, você distribui melhor a sua massa e não sobrecarrega nenhuma parte do corpo. Por isso, a bicicleta é recomendada para quem está começando a fazer exercícios ou está acima do peso.