Trânsito

Visto de cima: Confira como está o andamento das obras no Trevo do Badenfurt, na BR-470

Obra faz parte do lote 03 da duplicação da rodovia federal

20 de junho de 2023

Foto: Raphael Carrasco/JP

Quem passa diariamente ou passou recentemente pelo trecho do Trevo do Badenfurt, próximo à entrada de Pomerode, na BR-470, já percebe o avanço das obras, no local.

O Departamento Nacional de Infraestrutura, DNIT, iniciou, no fim do mês de março, a construção de um novo viaduto que mudará o trânsito, naquela região.

As obras fazem parte do Lote 03 da duplicação da rodovia federal e após cerca de três meses, já é possível ver parte da estrutura que irá sustentar o novo viaduto, futuramente.

Com o início dos trabalhos, o trânsito foi desviado para vias marginais para permitir a execução dos serviços na parte central. O tráfego, no local, foi desviado para pistas marginais a fim de iniciar a construção do viaduto.

O novo projeto prevê dois viadutos (um em cada sentido) com 162 metros de comprimento, cada um com duas faixas de rolamento, mais acostamento.

A obra também prevê passagem para pedestres e ciclistas. O valor estimado para construção de toda a Obra de Arte Especial (OAE) no local é de aproximadamente R$ 25 milhões.

E o trânsito, como ficará?

Sobre o viaduto ficará o trânsito da BR-470/SC, enquanto na parte inferior haverá uma rótula central para direcionar o trânsito à SC-421, para acesso a Pomerode, e em direção à rua Henrique Weise, em Blumenau.

O novo projeto incluiu dois retornos, em ambos os sentidos, para minimizar o trânsito sobre a futura rótula. Com a mudança, o viaduto será sustentado em pilares de concreto, e não mais em terra armada, o que reduz a necessidade de obras de contenção.

Ainda, de acordo com o DNIT, a previsão é de que a obra fique pronta ainda neste ano.

 

Notícias relacionadas