Mundo

VÍDEOS: Tornados em Oklahoma deixam 3 mortos e dezenas de pessoas feridas

Os alertas meteorológicos emitidos no domingo (28) colocaram mais de 7 milhões de norte-americanos sob aviso de tempestade

29 de abril de 2024

Foto: Divulgação / X (twitter)

No último fim de semana, uma série de tornados atingiu as planícies do sul dos Estados Unidos, resultando em pelo menos três vítimas fatais, incluindo um bebê de apenas quatro meses, e deixando dezenas de feridos em Oklahoma.

Os alertas meteorológicos emitidos no domingo (28) colocaram mais de 7 milhões de norte-americanos sob aviso de tempestade.

O Serviço Meteorológico Nacional (NWS) emitiu alertas de tempestade abrangendo uma vasta área, afetando mais de 47 milhões de pessoas, desde o leste do Texas até Illinois e Wisconsin. As previsões indicam que o tempo instável persistirá em toda a região central do país até segunda-feira.

Diante da situação crítica, o governador de Oklahoma, Kevin Stitt, declarou estado de emergência, alocando recursos adicionais para socorristas e operações de recuperação. Em uma mensagem postada nas redes sociais, Stitt expressou sua intenção de avaliar os danos causados pela tempestade e solicitou apoio através de preces pelas vítimas.

O NWS relatou a ocorrência de 38 possíveis tornados na área afetada, destacando que a tempestade mais intensa atingiu o centro de Oklahoma no sábado, estendendo-se até a manhã de domingo, alcançando também o noroeste do Texas, oeste do Missouri e Kansas.

O Departamento de Gerenciamento de Emergências de Oklahoma confirmou as mortes e registrou mais de 30 feridos, além de inúmeras casas destruídas ou danificadas.

As autoridades alertam que o impacto completo da destruição ainda está sendo avaliado, com relatos de árvores caídas, linhas de energia interrompidas e estradas obstruídas por destroços.

Vídeos: Divulgação / X (twitter)

Fonte: Agência brasil

Notícias relacionadas