- Auto
- Classificados
- Publicações Legais
- Bombeiros
- Colunas
- Comunidade
- Cotidiano
- Cultura
- Economia
- Entretenimento
- Educação
- Especiais
- Esporte
- Estado
- Eventos
- Fotolegenda
- Geral
- Horóscopo
- JP Explica
- Meio Ambiente
- Mundo
- País
- Perfil Empresarial
- Polícia
- Política
- Obituário
- Revista JP
- Saúde
- Segurança
- Serviços
- Tecnologia
- Turismo
- Trânsito
- Vale do Itajaí
VÍDEO: vulcão entra em erupção e moradores são evacuados, na Islândia
Desde 2021, a península de Reykjanes, onde o vulcão está localizado, já registrou nove erupções
Foto: Reprodução
Na noite de quinta-feira, 22 de agosto, um vulcão entrou em erupção no sudoeste da Islândia, marcando a sexta ocorrência do fenômeno na região desde dezembro de 2023. A Islândia, conhecida por sua atividade geotérmica, possui mais de 30 vulcões ativos.
Localizado na península de Reykjanes, ao sul da capital Reykjavik, o vulcão afeta uma área onde vivem cerca de 30 mil pessoas, representando aproximadamente 8% da população do país.
De acordo com o Instituto Meteorológico da Islândia, a erupção está liberando lava por uma fenda com 3,9 km de extensão, que se expandiu em 1,5 km em cerca de 40 minutos. A rede de TV estatal RUV relatou que os residentes próximos foram evacuados com segurança.
A erupção mais recente ocorreu entre o final de maio e 22 de junho, com fontes de magma surgindo ao longo de uma fenda semelhante às erupções anteriores. Desde 2021, a península de Reykjanes já registrou nove erupções devido à reativação de sistemas geológicos que estavam inativos por 800 anos.
Em resposta ao aumento da atividade vulcânica, foram construídas barreiras artificiais para desviar os fluxos de lava de áreas importantes, como a usina geotérmica de Svartsengi e o spa Blue Lagoon.
A cidade de Grindavik, que abriga quase 4 mil pessoas e é um importante porto pesqueiro, foi quase evacuada devido à intensificação da atividade vulcânica.
Vídeo: Divulgação/X