Trânsito

Vídeo: Trevo do Badenfurt: O que falta ainda para obra ser concluída?

Confira também imagens aéreas da obra tão aguardada por moradores de Pomerode e região

27 de março de 2024

Foto: Raphael Carrasco/JP

Quem passa diariamente ou passou recentemente pelo trecho do Trevo do Badenfurt, próximo ao acesso para Pomerode, na BR-470, já consegue perceber uma evolução nas obras que ali estão sendo realizadas.

Desde o início da construção do novo viaduto, o Jornal de Pomerode está acompanhando o andamento desta obra tão importante e aguardada por moradores da região.

Segundo novas informações do DNIT, a construção do novo viaduto do Badenfurt está na fase de serviços na rampa de acesso ao viaduto, em um trabalho chamado de terra armada.

O trabalho é executado para dar a altura e geometria necessárias para as novas pistas, encaixando com a estrutura de concreto, já em fase final.

Ainda não há um prazo oficial para conclusão do viaduto. Além da estrutura em si, o DNIT ainda precisa construir uma nova ponte sobre o Rio do Testo, que fará o “encaixe” no tráfego.

Foto: Raphael Carrasco/JP

Não estão previstos lançamentos de vigas. Deve ocorrer detonação de rochas no ponto à frente, podendo ter interferência no trânsito. Quando houver o serviço, o DNIT irá comunicar a alteração no tráfego, com antecedência.

Além disso, ainda será necessário fazer obras na parte inferior do viaduto, podendo, também, haver interferências de trânsito.

Ainda segundo o DNIT, as obras não devem ser paralisadas por falta de recursos, já que há disponibilidade de recursos federais para a continuação dos serviços.

E o trânsito, como ficará?

O trânsito da BR-470/SC passará sobre o viaduto, enquanto na parte inferior haverá uma rótula central para direcionar o trânsito à SC-421, para acesso a Pomerode, e em direção à rua Henrique Weise, em Blumenau. O novo projeto incluiu dois retornos, em ambos os sentidos, para minimizar o trânsito sobre a futura rótula.

 

Notícias relacionadas