- Auto
- Classificados
- Publicações Legais
- Bombeiros
- Colunas
- Comunidade
- Cotidiano
- Cultura
- Economia
- Entretenimento
- Educação
- Especiais
- Esporte
- Estado
- Eventos
- Fotolegenda
- Geral
- Horóscopo
- JP Explica
- Meio Ambiente
- Mundo
- País
- Perfil Empresarial
- Polícia
- Política
- Obituário
- Revista JP
- Saúde
- Segurança
- Serviços
- Tecnologia
- Turismo
- Trânsito
- Vale do Itajaí
VÍDEO: tamanduá-mirim é visto “dando uma volta”, em rua do Centro de Pomerode
Veja o registro feito pelos pomerodenses
Foto: Reprodução/Flávia Heloise Rodrigues
No fim de semana, moradores de Pomerode registraram uma figura diferente dando uma “voltinha noturna”, pelas ruas do Centro.
Um casal viu e registrou um tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla), passeando pela Rua Victor Konder, próximo ao pátio de aulas práticas das autoescolas.
No vídeo, é possível ver o tamanduá caminhando tranquilamente pela calçada. Segundo os biólogos do setor de educação ambiental do Bioparque Zoo Pomerode, os tamanduás-mirins são comumente encontrados em todo o território brasileiro.
Vídeo: Flávia Heloise Rodrigues/Arquivo pessoal
Os tamanduás-mirins apresentam no dorso, além de amarelo, um “colete” preto que sai dos ombros e acaba na base da cauda. Seu comprimento pode chegar a 140cm e pesar de 2 a 7kg.
Suas patas posteriores possuem dedos pequenos com unhas proporcionais e as anteriores possuem garras centrais maiores. Os tamanduás-mirins são insetívoros, especialistas na captura de formigas e cupins que constituem a base de sua alimentação.
Ainda, quando acuados ou irritados põe-se em posição de defesa sobre as patas posteriores com o auxílio da cauda e os membros anteriores abertos como pinças esperando para agarrar.