VÍDEO: morador da China registra 7 sóis no céu; entenda fenômeno raro
Imagens impressionantes foram causadas por pelo menos dois fenômenos ópticos raros que criaram uma ilusão visual na atmosfera
Foto: Reprodução
Um fenômeno onde parecem ter sete sóis no céu foi registrado em Chengdu, na China, por um morador local no domingo (18) e rapidamente se espalhou pelas redes sociais.
Essas imagens impressionantes foram causadas por pelo menos dois fenômenos ópticos raros que criaram uma ilusão visual na atmosfera. São eles:
Refração: Esse fenômeno altera as características da luz quando ela passa por um meio que restringe sua propagação, modificando a velocidade, o comprimento de onda e a direção da luz.
Dispersão: Esse efeito ocorre quando a luz branca se separa ao passar por um prisma, como a atmosfera. A alteração nas cores dos sóis visíveis na imagem é resultado dessa dispersão. O arco-íris, por exemplo, é outra ilusão óptica causada por esse fenômeno.
Na prática, o que acontece é que a luz do Sol é refletida múltiplas vezes na atmosfera, criando várias projeções da mesma imagem.
Para que esse efeito se manifeste, são necessárias condições climáticas e fatores específicos, como a posição da Terra em relação ao Sol, a quantidade de nuvens e a umidade atmosférica. Esses elementos são cruciais para a ocorrência do fenômeno.
Além disso, especialistas que analisaram as imagens sugerem a possibilidade de um terceiro efeito que poderia estar causando a alta quantidade de sóis visíveis. Independentemente disso, o fenômeno é extremamente raro.
Outro fenômeno raro que pode resultar na aparição de múltiplos sóis é o Parélio, também conhecido como “sol falso”. O Parélio ocorre quando a refração e reflexão dos raios solares atingem pequenos cristais de gelo hexagonais nas nuvens. Normalmente, isso cria dois sóis adicionais a cerca de 22 graus de cada lado do verdadeiro Sol, além de formar um anel de luz ao redor dele.
Confira o vídeo:
Vídeo: Divulgação/X