Meio Ambiente

VÍDEO: maior tartaruga do mundo é avistada nos mares de Ilhabela, em São Paulo

Registro foi feito por um fotógrafo que passava pela região

1 de agosto de 2024

Foto: Reprodução

No último fim de semana, um animal raro foi avistado no mar de Ilhabela, no litoral de São Paulo.

Trata-se da tartaruga-de-couro, a maior espécie de tartaruga marinha do mundo, que foi registrada pelo fotógrafo Rafael Mesquita enquanto ele passeava pelas águas da região.

Em uma postagem no Instagram, Mesquita compartilhou sua experiência: “Registro do meu encontro de anteontem com a maior tartaruga marinha que existe, a tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Eu só havia visto uma tartaruga viva dessa espécie duas vezes e agora tive o privilégio não só de ver novamente, mas de mergulhar com ela em Ilhabela”.

A tartaruga-de-couro, que se alimenta predominantemente de zooplânctons e águas-vivas, está ameaçada de extinção. Seu tamanho é notável, com comprimento superior a 2,5 metros e peso que pode ultrapassar 500 kg.

No Brasil, essas tartarugas geralmente fazem desovas no litoral norte do Espírito Santo. Embora possam ocasionalmente ser vistas em áreas costeiras na fase adulta, a maior parte de sua vida é passada no oceano aberto.

De hábitos pelágicos, esses animais estão classificados como vulneráveis à extinção. As principais ameaças são a degradação do meio ambiente marinho, o bycatch, que é um termo em inglês usado para definir as espécies que são capturadas nas pescarias, mas não são alvo dessas pescarias.

Além disso, outras situações também podem impactar, como as ações humanas no mar e nos litorais, a poluição química e física do oceano e a poluição luminosa das praias.

Veja o registro:

Vídeo: @franksantos.photographer e @rafa.mesquita

Notícias relacionadas