VÍDEO: lobo-marinho é devolvido ao mar após 40 dias de reabilitação, em SC
Tratamento incluiu medicamento para tratar parasita no estômago, hidratação e alimentação para ganho de peso
Foto: Reprodução/R3 Animal
Na segunda-feira, 07 de outubro, um lobo-marinho-do-Sul (Arctocephalus australis) foi devolvido ao mar, em Florianópolis.
O animal ficou em reabilitação por 40 dias, onde foi avaliado e tratado até ser considerado apto para voltar ao seu verdadeiro lar. A soltura foi realizada a bordo, próxima à ilha do Xavier, pela equipe da R3 Animal, executora do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
Em uma publicação, a R3 Animal relembrou que ele foi resgatado fraco e magro em Garopaba, e levado à Unidade de Estabilização da instituição parceira PMP-BS/Udesc. Duas semanas depois, já estabilizado, o lobinho foi encaminhado para o centro de reabilitação da R3 Animal, em Florianópolis.
A instituição ainda informou que ao chegar ao centro de reabilitação, o lobo-marinho-do-Sul estava com 10 quilos, já no dia da soltura, estava pesando 17 quilos.
A reabilitação incluiu medicamento para tratar parasita no estômago, hidratação e alimentação para ganho de peso. Ele permaneceu em recinto externo com piscina, onde nadou ativamente durante o tratamento.
Antes da soltura, o animal recebeu um microchip subcutâneo, que serve para identificá-lo caso seja encontrado novamente. Ele também recebeu um marcador verde que pode ser identificado externamente.
Se você avistar um lobo-marinho na praia, mantenha distância e afaste animais domésticos. Respeite o descanso dele e acione o PMP-BS para a equipe monitorá-lo: 0800 642 3341.
A realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo @Ibamagov, para as atividades da @Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.
Ver essa foto no Instagram