Meio Ambiente

Vídeo: Filhote de furão é resgatado após ser capturado por gato, em Jaraguá do Sul

Ele está sob os cuidados da Fujama.

7 de junho de 2021

Um filhote de furão-pequeno (Galictis cuja) foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul e recolhido pela Fujama (Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente), neste sábado, 05 de junho, no bairro Czerniewicz.

Quem encontrou o animal, na beira de um rio, foi o gato de um morador da localidade, que o trouxe para casa. Sem saber de qual espécie se tratava, o homem entregou o bicho na sede da corporação. A Fujama, então, recolheu o filhote e encaminhou para os cuidados veterinários.

 

Foto: Christian Raboch


 

De acordo com o biólogo Christian Raboch, ao contrário dos animais usados como pets, os furões brasileiros são animais nativos e protegidos por lei, portanto, não podem ser criados como animais de estimação. “Ele foi encaminhado ao médico veterinário e tem poucos dias de vida. O filhote estava bastante gelado e a primeira coisa que fizemos foi aquecê-lo. Além disso, é preciso alimentá-lo a cada duas horas e realizar uma estimulação, com um lenço úmido, a fim de imitar as lambidas da mãe”, comenta.

 

 

Segundo os profissionais, a chance de sobrevivência do furão é pequena. No entanto, Raboch diz que o animal está reagindo bem, pois está mamando, urinando e defecando.

Com informações: OCP News

 

Confira o vídeo:

Imagens: OCP News


 

Notícias relacionadas