Comunidade

VÍDEO: entenda por que o Museu Pomerano segue fechado, em Pomerode

Secretário de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico falou sobre o tema, com o Jornal de Pomerode

10 de abril de 2025

Foto: Isadora Brehmer / JP

Quem passa pelo Centro Cultural de Pomerode já percebeu que o Museu Pomerano segue fechado desde o início do ano de 2025 e muitos se perguntam a respeito do porquê desta situação.

O Jornal de Pomerode conversou com o Secretário de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Pomerode, Manfredo Goede, que explicou a decisão.

Segundo o secretário, a opção pela manutenção do local fechado foi feita devido a alguns problemas na estrutura física do Museu, como diversas goteiras na área de exposição, além da falta de climatização, que prejudica a permanência de funcionários e visitantes no local.

“Vínhamos recebendo, ano passado, durante a transição, de que o Museu não estava nas melhores condições de receber o público e as pessoas que trabalhavam aqui. Há várias goteiras, em dias de calor, o ambiente fica muito quente, devido ao telhado de zinco, além de alguns problemas com o Ministério do Trabalho, em relação aos nossos estagiários. Decidimos fazer o fechamento em janeiro, para que pudéssemos organizar tudo”, comenta.

O titular da pasta também falou sobre o que deve ser feito, daqui para frente, para que o Museu possa ser reaberto ao público.

Foto: Isadora Brehmer / JP

 

Foto: Isadora Brehmer / JP

 

“Já tivemos uma primeira reunião sobre o tema, inclusive tivemos conversas com o Ministério Público, com o conselho do patrimônio histórico e temos uma aprovação preliminar do Patrimônio Histórico, e a Secretaria de Planejamento fará um estudo sobre uma possível solução para a parte do telhado, que será apresentado ao conselho do patrimônio histórico. A nossa pasta, inclusive, em torno de R$ 340 mil que será dedicado ao Museu e à parte estrutural do Centro Cultural”, disse Goede.

O Deputado Estadual Carlos Humberto também destinou uma Emenda Parlamentar, no valor de R$ 200 mil, para a reforma e manutenção do Museu Pomerano. Nesta quinta-feira, 10 de abril, ele visitou as dependências do local para conferir as necessidades.

Foto: Divulgação

Confira mais informações, no vídeo:

Notícias relacionadas