Comunidade

Pomerode registra 52 mm de chuva em 24 horas; Defesa Civil segue monitorando o Rio do Testo

Rio do Testo chegou a 3,64 metros na tarde deste sábado (7), permaneceu em nível de observação e já apresenta redução

7 de novembro de 2026

Foto: Tati Hansen / Jornal de Pomerode

As fortes chuvas que atingiram Pomerode nas últimas 24 horas acumularam 52 milímetros de precipitação, mas não provocaram ocorrências relacionadas ao mau tempo no município. A informação foi divulgada pela Defesa Civil de Pomerode neste sábado, 7 de novembro.

Apesar do volume de chuva, o Rio do Testo não atingiu o nível de alerta. O ponto mais alto foi registrado às 13h, quando o rio chegou a 3,64 metros, permanecendo em nível de observação. O alerta é considerado a partir de 4,3 metros.

A situação já apresentava melhora durante a tarde. Conforme a medição realizada pela Defesa Civil de Santa Catarina às 15h, o nível do Rio do Testo havia baixado para 3,23 metros.

Defesa Civil mantém monitoramento em Pomerode

Mesmo com a redução do nível do rio e a ausência de ocorrências, a Defesa Civil de Pomerode continua acompanhando as condições meteorológicas e os níveis dos rios.

A orientação é para que a população permaneça atenta, principalmente em regiões suscetíveis a alagamentos, enxurradas e movimentações de terra. O monitoramento seguirá enquanto persistirem as condições de instabilidade.

Orientações durante temporais

A Defesa Civil reforça algumas medidas de segurança para a população durante períodos de chuva intensa e temporais:

  • Procure um local abrigado durante temporais;
  • Evite permanecer próximo a janelas;
  • Em caso de ventos fortes, mantenha distância de árvores, placas, muros e postes;
  • Nunca atravesse ruas alagadas, pontes ou pontilhões submersos;
  • Fique atento a sinais de movimentação de terra em áreas de encosta.

>>> Siga o canal do Jornal de Pomerode no WhatsApp

Telefones de emergência

Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com os seguintes serviços:

  • Defesa Civil de Pomerode: (47) 99129-1883
  • Defesa Civil: 199
  • Bombeiros Voluntários: 193

Notícias relacionadas