Meio Ambiente

Vídeo: dezenas de pinguins são avistados no mar, no litoral de SC

Veja o vídeo do momento em que os pinguins foram vistos

1 de setembro de 2023

Foto: João Baiuka Farol / Reprodução

Na tarde desta quinta-feira, 31 de agosto, um pescador registrou dezenas de pinguins nadando no mar catarinense, na região de Laguna, Litoral Sul de SC.

Segundo João Baiuka, que registrou o momento, o fato ocorreu na região do Farol de Santa Marta. Nas redes sociais, onde o vídeo foi publicado, ele escreveu:

“Uma das maiores concentrações de pinguins que já presenciei, uma colônia receptiva. Vieram dar as boas-vindas, enquanto estávamos pescando”.

Veja o vídeo do momento em que os pinguins foram vistos:

De acordo com o oceanógrafo e curador do Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Jules Souto, ao G1 Santa Catarina, é comum que pinguins apareçam na região, especialmente mais ao Sul, próximo à divisa do nosso estado com o Rio Grande do Sul.

Normalmente, segundo o especialista, é a concentração de alimentos que os atraem e que ficam juntos pois cuidam uns dos outros.

A espécie que aparece no vídeo é do pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus), que normalmente aparece no litoral brasileiro entre os meses de junho e setembro.

Eles vêm da Patagônia, Sul da Argentina, para buscar alimentos.

Notícias relacionadas