VÍDEO: Barragem de José Boiteux atinge capacidade máxima e começa a verter
Primeiras imagens foram divulgadas na noite de sexta-feira, 13 de outubro. Esta é a primeira vez que a barragem verte
Foto: Jailton Klock/Reprodução
Na noite de sexta-feira, 13 de outubro, a barragem de José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí, começou a verter após atingir sua capacidade máxima. Os primeiros registros foram efetuados por volta das 22h.
Essa é a primeira vez na história que a barragem Norte – a maior de Santa Catarina, com aproximadamente 60 metros de altura e capacidade para 357 milhões de metros cúbicos de água – verte, segundo a Defesa Civil.
A barragem é projetada de forma estrutural para ir esvaziando o excesso de água de seus reservatórios pelo vertedouro. O fim das três séries de chuva forte deve fazer a barragem parar de verter em um curto espaço de tempo.
A Defesa Civil também destaca que ” o vertimento de barragens é uma operação controlada e monitorada de perto por equipes técnicas”. As imagens a seguir foram registradas na manhã deste sábado, 14 de outubro.
Imagens: Jailton Klock/Divulgação
Ainda de acordo com a Defesa Civil, com o cessar das chuvas, os níveis dos rios em José Boiteux, Ibirama, Apiúna, Ascurra, Indaial e Blumenau continuam em recessão, situação que deve se manter ao longo dos próximos dias, mesmo com o vertimento da barragem. É possível que o nível do rio em José Boiteux tenha uma pequena elevação, porém não representa qualquer risco de inundação para o município.
Taió e Ituporanga
Neste sábado, 14, de acordo com dados do monitoramento da Defesa Civil, em Taió, a Barragem Oeste está com 108,10% da capacidade do reservatório ocupada. A barragem continua com sete comportas fechadas.
Já, em Ituporanga, a Barragem Sul se encontra com 110,93% do reservatório ocupado. As cinco comportas também estão fechadas.