Geral

Vereadores Mirins tem nova sessão

Na sessão realizada pelos vereadores mirins na quarta-feira, dia 24 de outubro, foram apresentados quatro requerimentos. Todos foram aprovados pelos presentes. Dentre as solicitações, o conserto do guard rail da ponte do Wunderwald, da calçada da Praça Jorge Lacerda e solicitação de providências quanto aos piolhos.

1 de junho de 2015

Na sessão realizada pelos vereadores mirins na quarta-feira, dia 24 de outubro, foram apresentados quatro requerimentos. Todos foram aprovados pelos presentes. Dentre as solicitações, o conserto do guard rail da ponte do Wunderwald, da calçada da Praça Jorge Lacerda e solicitação de providências quanto aos piolhos.
Seguem abaixo os requerimentos:

REQUERIMENTO MIRIM Nº 14/2012
Justificação
1. O guard rail instalado na ponte sobre o Ribeirão Wunderwald, localizada na rua Presidente Costa e Silva, junto ao trevo de acesso ao bairro Wunderwald, foi danificado num acidente de trânsito ocorrido no local, e até o momento não foi reparado, o que coloca em risco os transeuntes que utilizam a passarela da ponte. Sua recuperação é uma prioridade, pois é dever do Município proporcionar a segurança nas vias e equipamentos públicos.
2. Parte do mobiliário das salas na Escola Curt Brandes estão danificados, em especial as estantes e armários, tendo alguns deles caído em razão da precariedade, sendo necessária a sua substituição, pois os mesmos são importantes para as atividades escolares.
3. Algumas salas de aula ainda não possuem aparelhos de ar refrigerado, em razão do que os alunos e professores ficam submetidos ao intenso calor nos dias mais quentes, o que prejudica o desempenho das atividades de todos. Por esta razão, estou pleiteando ao Executivo que promova a aquisição e instalação dos aparelhos nas salas faltantes.
4. Outro problema muito sério, diz respeito ao excesso de velocidade dos veículos que trafegam pela Rua Hermann Weege, no trecho próximo da Escola Curt Brandes, o que expõe os alunos e demais pedestres e ciclistas a grande risco de acidentes. Para solução do problema que vem se arrastando há muito tempo, é preciso implantar equipamentos redutores de velocidade, eletrônicos ou físicos de solo, pois a segurança dos alunos deve ser priorizada, e esta situação não pode mais ser protelada.
5. Outra deficiência de nossa cidade é a reduzida quantidade de lixeiras nos pontos de ônibus e outros locais de grande fluxo de pessoas. Em razão da ausência destes equipamentos, as pessoas acabam jogando papéis, embalagens e outros objetos nas ruas e calçadas, prejudicando assim o asseio público, o que não se pode admitir, em especial porque somos uma cidade turística e a limpeza sempre foi um destaque local. Por este motivo, a Administração deve aumentar a quantidade de lixeiras nestes locais.
6. Outra prioridade que deve ser fixada pela Administração é a reconstrução da ponte pênsil na Rua Johanes Rodel, que fazia a ligação da Rua Luiz Abry com a Hermann Weege, que foi destruída pela grande enxurrada de 2011. Apesar de inúmeros pedidos feitos pela Câmara Municipal e mesmo pela população, até o momento esta obra não foi iniciada, o que vem causando grandes transtornos, pois a situação atual obriga as pessoas a se deslocar pela Rua Castelo Branco, como elo de ligação e acesso.
Sob estes argumentos coloco os assuntos a debate pelo Plenário, esperando que a proposição seja aprovada para posterior encaminhamento ao Executivo, para adoção das medidas cabíveis, de modo a evitar males maiores.
Plenário Mário Jung, em 24 de outubro de 2012.
AMANDA MARINELLI
Vereadora Mirim

REQUERIMENTO MIRIM Nº 15/2012
Justificação
1. A Trilha da Saúde é um espaço de grande valor para a população, pois possibilita a prática de caminhadas de forma segura e saudável, sem os riscos do tráfego de veículos existentes nas ruas e calçadas. Todavia a mesma se estende por um bosque, sendo cortada por um córrego, onde existe uma ponte, o que exige cuidados constantes quanto à conservação da pista, da mureta de proteção dessa ponte e do deck, e ainda da iluminação, para que possa ser utilizada no período noturno. Na parte próxima das áreas de estacionamento a iluminação é satisfatória, o que não ocorre na parte dos fundos, que circunda o lago, onde deve ser melhorada. Com o início da primavera e a chegada do verão e do próprio horário especial deste período, a manutenção do local deve ser efetuada, de modo a que possa oferecer as melhores condições de uso e segurança.
2. Igualmente a pista de skate deve ser mantida de forma adequada, pois além do skate ela é utilizada também para prática do ciclismo de manobras, recebendo grande número de praticantes dessa modalidade, o que também envolve a sua iluminação adequada.
3. Outro espaço de grande valor da nossa cidade é a Praça Jorge Lacerda que recebe grande público nos finais de semana e feriados, sendo uma atração turística pela beleza das árvores e dos arbustos nela existentes. Porém a calçada que a circunda está totalmente danificada pelas raízes de algumas árvores, que se projetaram para cima, elevando a base e com isso, rompendo a pavimentação. Essa situação oferece riscos de acidentes, tanto para as crianças quanto aos adultos, em especial idosos, o que exige a sua recuperação. Também entendo que as árvores devam ser devidamente tratadas para que se mantenham saudáveis, pois é a maior riqueza do local, o que também solicito seja providenciado.
Sob estas justificativas, trago estas questões a debate do Plenário através desta proposição, pois entendo que como locais de acesso público, devem ser preservados, pelo que espero seja aprovada e enviada ao Executivo Municipal com pedido de prioridade para sua execução.
Plenário Mário Jung, em 24 de outubro de 2012.
BARBARA BARBOSA DE FIGUEIREDO
Vereadora Mirim

REQUERIMENTO MIRIM Nº 16/2012
Justificação
1. Nas proximidades da EEB Prudente de Morais não existe um ponto de ônibus com abrigo que atenda os alunos que residem em Testo Rega, que precisam se deslocar até alcançar o mais próximo, e ficam expostas às variações do tempo, ou seja, do calor e da chuva.
2. A sinalização de trânsito na Rua em frente à escola é deficitária, não possuindo faixa de pedestres e nem placas sinalizadoras de advertência e orientação nas ruas Concórdia, Pres. Costa e Silva e Tancredo Tasca, o que colocam os alunos em situação de risco quando se dirigem e saem dos períodos de aula, situação que precisa ser regularizada com prioridade.
3. Assim como a Câmara Municipal mantém o Projeto da Câmara Mirim, que possibilita aos escolares vivenciar a atividade legislativa, com grande proveito, entendo que o Executivo Municipal poderia instituir o projeto Prefeito Por Um Dia, através do qual um vereador mirim seria escolhido para ser prefeito por um dia, com o objetivo de conhecer como se desenvolvem as atividades do prefeito e seus desafios administrativos e comunitários.
Sob estas justificativas, trago estes assuntos a debate do Plenário através desta proposição, atendendo aos anseios dos alunos desse educandário, solicitando ao Executivo Municipal prioridade para execução das obras necessárias.
Plenário Mário Jung, em 24 de outubro de 2012.
ISAC RAFAEL RAHN
Vereador Mirim

REQUERIMENTO MIRIM Nº 17/2012
Justificação
Na escola Almirante Barroso há um surto de piolhos, o que se identifica nos alunos da escola que trazem o problema desde suas casas e o proliferam.
Os professores já alertaram os pais dos alunos, através de mensagens inseridas nas agendas, o que até o momento não surtiu nenhum efeito, pois o problema vem se agravando, motivo pelo qual entendemos que a Secretaria da Saúde deva intervir através dos Postos de Saúde e dos agentes comunitários, com a distribuição de medicação e orientação nas casas dos alunos, em especial nos locais mais afetados.
O problema é grave, e já ocorreu em anos anteriores, sendo necessário adotar todas as providencias cabíveis, pois se trata de saúde pública que afeta em especial as crianças, e deve ser superado com a maior brevidade possível, sendo assunto de prioridade absoluta.
Sob estas justificativas, trago a debate do Plenário através desta proposição, atendendo aos anseios dos alunos desse educandário, solicitando ao Executivo Municipal providências urgentes para resolução deste problema.
Plenário Mário Jung, em 24 de outubro de 2012.
JACQUES JOSEPH NEMR
Vereador Mirim

Notícias relacionadas