Geral

Vem aí mais uma edição da Exposição de Orquídeas

Mais uma vez, o Pavilhão de Eventos ficará repleto de cores, graças à realização da 23ª Exposição de Orquídeas, Cactos, Bromélias, Bonsai e Plantas Ornamentais de Pomerode e a 5ª Exposição de Pássaros, que acontecerá entre os dias 05 e 07 de abril, neste fim de semana

4 de abril de 2019

Mais uma vez, o Pavilhão de Eventos ficará repleto de cores, graças à realização da 23ª Exposição de Orquídeas, Cactos, Bromélias, Bonsai e Plantas Ornamentais de Pomerode e a 5ª Exposição de Pássaros, que acontecerá entre os dias 05 e 07 de abril, neste fim de semana. O evento é uma promoção do Círculo de Orquidófilos de Pomerode, com apoio da Prefeitura Municipal e da Funpeel.

A programação do evento começa já na quinta-feira, dia 04, com o recebimento das plantas, das 16h às 21h. Os expositores podem trazer suas plantas também no dia 05, das 8h às 9h30min.

A visitação será aberta a partir das 15h do dia 05, seguindo até 21h, na sexta-feira. A Exposição será aberta oficialmente às 19h. No sábado, o horário de visitação é das 9h às 21h e no domingo, das 9h às 16h.

A Exposição de Orquídeas e de Pássaros, já tradicional no calendário pomerodense, contará, também, com Feira de Orquídeas, Bromélias, Bonsai, Plantas Ornamentais, Artesanato, Temperos Naturais, Peixes, Pássaros e Galinhas Exóticas. Além disso, será oferecida tapioca, assim como serviço de bar e almoço.

E por ser um evento de grande porte, diversas cidades participam da Exposição, ressaltando o trabalho de suas associações. Participarão da Exposição  os municípios de Timbó, São Bento do Sul, Jaraguá do Sul, Blumenau, Gaspar, Guabiruba, Brusque, Joinville, Camboriú, Porto Belo, Tijucas e São João Batista.

A secretária do Círculo de Orquidófilos de Pomerode, Magrit Mandel, que participa da organização do evento, afirma que o objetivo principal do evento é ressaltar a beleza da natureza preservada em Pomerode. “Como somos uma associação sem fins lucrativos, realizamos um trabalho voluntário de divulgação da natureza na cidade, principalmente as orquídeas, e difundir sementes e plantas. Além disso, organizamos o único evento da cidade voltado à natureza, que preza pela sua preservação”, destaca.

A grande atração 

Assim como em outras edições, cada exposição possui uma planta que é o destaque da ocasião. Na 23ª ocasião, o destaque fica para a orquídea Cattleya Labiata, que exibe sua exuberante floração entre o final do verão e início do outono.

Ela também é considerada pelo estudioso John Lindley como a rainha do sertão, em classificação e descrição feita no ano de 1821. A Cattleya Labiata é ideal para compor arranjos florais.

Antigamente, esse grupo da Cattleya continha 50 espécies, porém após uma reformulação o grupo contêm, atualmente, em torno de 70 espécies, originárias de vários locais do mundo. Contudo, abrangem uma área que vai do México até o sul do Brasil.

Notícias relacionadas