Educação

Varal Literário chega à 18ª edição, em Pomerode

Lançamento ocorreu nesta quarta-feira, 07 de dezembro, no Teatro Municipal

8 de dezembro de 2022

Lançamento do livro que reúne poesias foi realizado no Teatro Municipal. (Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode)

As produções literárias de alunos pomerodenses e da região continuam recebendo o reconhecimento que merecem. Isso porque, nesta semana, foi lançada a 18ª edição do Varal Literário, um projeto que tem por objetivo estimular a produção textual e a leitura, na educação pomerodense.

O lançamento ocorreu na quarta-feira, 07 de dezembro, no Teatro Municipal. Na cerimônia, além de apresentações culturais e leitura de alguns textos, foram entregues os exemplares do 18º Varal Literário às escolas do município.
Também houve uma homenagem ao escritor e poeta pomerodense Irinêu Voigtlaender, pelos serviços prestados à educação e à literatura da cidade.

Neste ano, o livro tem cerca de 300 publicações, do gênero literário Poesia. Ao todo, as produções publicadas no Varal Literário vêm de 15 escolas, além dos textos produzidos pelos alunos de 6º ano do I Concurso de Poesias do CIMVI (Consórcio Intermunicipal do Vale do Itajaí ), chamado “Poetizando meu Vale”.

Ainda, antes de as poesias serem selecionadas para publicação no livro do 18º Varal Literário, foram feitas 1868 produções nas escolas pomerodenses, envolvendo milhares de alunos.

Confira as fotos do evento!

A bibliotecária municipal e uma das organizadoras do projeto Varal Literário, Viviane Hermann, destacou a importância da iniciativa, para o incentivo à leitura e à produção textual, desde cedo.

Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode

 

“A ideia do projeto como um todo nasceu no desejo da prática da escrita e da leitura, mas também como meio para investir na autoestima dos alunos, dada a importância de deixar gravado o seu pensamento para a eternidade. E desde seu início, em 2004, percebeu-se uma mudança significativa na qualidade dos textos produzidos, obtidos por meio dessa experiência enriquecedora”, enalteceu.

Por fim, Viviane agradeceu ao empenho de toda a equipe, em tornar realidade mais uma edição do Varal Literário.

“É graças a valorosa contribuição dos professores, atendentes de biblioteca, orientadores, coordenadores, tecnólogos, diretores, secretaria de educação e formação empreendedora, secretaria de turismo e cultura e as famílias desses estudantes, que até hoje é possível a realização desse belíssimo trabalho”, finalizou.

 

Notícias relacionadas