Vacinação de idosos contra gripe inicia neste sábado
Todos os postos de saúde de Pomerode já estão preparados para a campanha nacional de vacinação contra a gripe, tendo como público alvo pessoas a partir de 60 anos, bem como quem toma insulina.
Todos os postos de saúde de Pomerode já estão preparados para a campanha nacional de vacinação contra a gripe, tendo como público alvo pessoas a partir de 60 anos, bem como quem toma insulina. Em nosso município, de acordo com o IBGE, o número de idosos que devem receber a vacina é de 2.631. Segundo a chefe de enfermagem Kelly Zimmer, também responsável pelo serviço de imunização, a meta estipulada pelo estado é de que a campanha atinja 75% do número de idosos.
Kelly informa ainda que desde que iniciou a vacinação dos idosos, Pomerode nunca atingiu a meta, sendo que no ano passado o índice foi muito abaixo, 55,83%. “Todos os municípios, inclusive Pomerode, têm um grande problema, que é o não convencimento do público alvo”, alega. As pessoas desta faixa etária têm uma grande restrição quanto à vacina e é difícil convencê-los dos benefícios.
Para avançar nos números, no ano passado, a Secretaria de Saúde ampliou o atendimento em casa. O estado orienta que somente os acamados devem receber a dose em casa, e a Secretaria aproveitou e passou em várias casas, convencendo os idosos a receber a dose. Este ano, mesmo contra a orientação do estado, a estratégia será a mesma, pelo menos na parte central da cidade, já que há muitos postos em que atuam apenas duas pessoas, sendo impossível desta forma fechar o posto.
Outra medida, informa Kelly, foi orientar médicos a prescreverem a vacinação no ato da consulta. A Secretaria de Saúde também está utilizando a rede de ensino para divulgar a campanha. Bilhetes são distribuídos entre as crianças, para que estas possam convencer “o Opa e a Oma a se vacinar”.
Forma e gravidade da gripe podem variar
A gripe é considerada uma das doenças infecciosas que mais preocupam as autoridades sanitárias no Brasil e no mundo. No último século, ocorreram três pandemias (epidemia em escala mundial) responsáveis por mais de 50 milhões de mortes, problemas sociais e perdas econômicas: a Gripe Espanhola (1918), a Gripe Asiática (1957) e a Gripe de Hong Kong (1968).
Especialistas acreditam que uma nova pandemia está por vir, e provocará entre 57 e 132 milhões de doentes. A característica mutável do vírus influenza, causador da gripe, reforça esta hipótese.
Hoje, o crescimento do fluxo de viagens internacionais e da população com mais de 60 anos (mais vulnerável), facilitam a disseminação do vírus. Isso exige da política nacional de saúde estratégias adequadas, com atenção especial à ampliação das coberturas vacinais dos grupos de risco, às pesquisas e ao desenvolvimento de vacinas. No Brasil, as grandes campanhas nacionais de vacinação do idoso são desenvolvidas desde 1999.
A forma e a gravidade da gripe variam muito. Seus principais sintomas são febre, calafrios e mal estar generalizado, freqüentes nos primeiros dias. A rinite e a faringite também podem ocorrer. Quando os sintomas iniciais diminuem, aparecem problemas respiratórios, como dor de garganta, tosse seca, coriza e congestão nasal. A gripe é curada espontaneamente em cerca de uma semana.
Os pacientes idosos mantêm, em geral, a infecção por semanas e podem apresentar complicações. As mais freqüentes são a pneumonia bacteriana, a pneumonia viral primária e o agravamento de doenças crônicas pré-existentes. A gravidade aumenta com a idade.
SERVIÇO DE VACINAÇÃO
Data
: de 25 de abril até 6 de maioLocal: todos os postos de vacinação
Horário: o mesmo de funcionamento das unidades.
Horário especial: dia 30 de abril, das 8 às 17 horas ininterruptamente