Geral

Vacinação contra pólio atingiu mais de 95%

O Ministério da Saúde divulgou o balanço parcial da campanha nacional de vacinação contra a poliomelite.

10 de junho de 2004

O Ministério da Saúde divulgou o balanço parcial da campanha nacional de vacinação contra a poliomelite. Até o meio-dia de sábado, foram vacinadas 4,545 milhões de crianças com idade inferior a 5 anos. A meta do governo para este ano era vacinar mais de 17 milhões de crianças.


O balanço parcial foi feito com base em informações repassadas pelas secretarias estaduais e municipais à Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS). Números parciais devem ser divulgados semanalmente até a segunda quinzena de julho, quando serão apresentados os resultados finais da campanha, a primeira do ano.


Com base em dados preliminares, a SVS informou que a vacinação deste ano foi um pouco superior à registrada em igual período no ano passado. Na campanha deste ano, a cobertura de vacinação foi de 26,72%, contra 26,38% em 2003. Na região Sul, o levantamento preliminar mostra que 678.411 crianças foram vacinadas, para população de 2,223 milhões (cobertura de 30,50%).


Em Pomerode, para as crianças menores de um ano, a imunização ultrapassou a meta de 261 crianças, vacinando 299 até segunda. Dos menores de cinco anos, 1.091 crianças já foram imunizadas, representando 95,5% da meta de 1.205. Segundo o secretário de Saúde e Promoção Social, Hamilton Petito, todas as crianças vacinadas estão recebendo um selo especial, Campanha Sabin, na carteira de vacinação. Este método está sendo adotado para que a imunização seja 100%.


Na visita mensal, os agentes irão solicitar a carteira e conferir se há o selo ou não. “Vamos reunir e orientar que os agentes comunitários busquem estas crianças que estão sem a dose da vacina e assim atingir 100% de nossa meta”, ressalta o médico Hamilton Petito.


Na campanha do ano passado, a meta era alcançar 1.535 crianças de zero a cinco anos incompletos. A primeira etapa da campanha nacional foi realizada no dia 14 de junho. Pomerode atingiu um índice geral de 98,04%, sendo que a taxa de vacinação dos de menores de um ano, chegou a 92,25%, e de um a quatro anos, 99,36%.


A campanha de vacinação foi prorrogada para até esta sexta, dia 11 de junho.

Notícias relacionadas