Unimed: projetos conquistam apoio das Nações Unidas
A Unimed de Blumenau conquistou o inédito apoio institucional da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura para os projetos Unimed Vida e Vida Viva na Escola.
A Unimed de Blumenau conquistou o inédito apoio institucional da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura para os projetos Unimed Vida e Vida Viva na Escola. A Unesco concedeu seu apoio por “reconhecer o mérito dos projetos e por entender que os programas atuam de forma educativa e preventiva nos educandários de Santa Catarina”.
“O apoio da Unesco significa reconhecimento da qualidade dos nossos projetos. Isso, com certeza, consolida e multiplica estes projetos e motiva outras entidades a repetirem este tipo de trabalho”, avalia o superintendente da Unimed de Blumenau, Jauro Soares.
Ter a chancela da Unesco, continua o médico, significa que a cooperativa está trilhando o caminho correto, o de que a escola seja o espaço para a construção da saúde. E, ao mesmo tempo, aumenta a responsabilidade para a continuação dos trabalhos. “Agora, vamos procurar aprimorar nossos projetos, conhecendo melhor a Unesco. No futuro, poderemos ser parceiros da Organização em outras ações”, afirma.
O gerente de Ações Sociais e Preventivas da Unimed, Marco Antônio Bramorski, salienta que a chancela garante que os dois projetos preenchem critérios pedagógicos e sociais adotados pela Unesco. “Eles reproduzem valores das Nações Unidas que, entre outros, são saúde e educação para todos”, observa.
Prevenção na infância e adolescência
O projeto Unimed Vida trabalha a prevenção de acidentes na infância e adolescência, seja dentro da escola, no trajeto ou em casa. “É um trabalho contínuo de educação”, diz Bramorski. No ano passado, o projeto teve atuação em 53 escolas, beneficiando 36 mil estudantes.
O Unimed Vida foi implantado em 1999, em escolas que apresentavam grande número de acidentes. O serviço SOS Unimed atende gratuitamente emergências em todas as escolas públicas da região de abrangência da Unimed de Blumenau e constatou o número preocupante de ocorrências. Depois da implantação do projeto, os acidentes vêm caindo ano após ano nas escolas atendidas, garante o superintendente Jauro Soares.
O projeto Vida Viva na Escola trabalha com crianças de 1ª à 4ª série, discutindo a qualidade de vida. “Elas aprendem a prevenir doenças, descobrindo a importância da boa alimentação, da atividade física e de lazer e combate ao tabagismo, por exemplo”, diz Bramorski. Em 2004, a projeto esteve em sete escolas e atendeu mais de duas mil crianças.
“Estes projetos são uma conquista de todos na Unimed de Blumenau, dos funcionários, médicos cooperados e comunidade escolar”, finaliza Bramorski.