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Uma dupla nota 10

Projeto de professoras pomerodenses representa SC em Feira Nacional de Matemática, sendo o único do Estado na categoria Professor – Anos Iniciais.

1 de junho de 2015

Estudantes e professores de todo o País estarão em Brusque, no mês de julho, para participar da II Feira Nacional de Matemática, evento que tem como objetivo despertar nos alunos maior interesse na aprendizagem da disciplina, além de promover o intercâmbio de experiências pedagógicas e contribuir para a inovação de metodologias. Esta será a primeira vez que o município sedia o encontro e a exposição dos trabalhos será realizada entre os dias 17, 18 e 19, no Colégio Cultura.
A II Feira Nacional de Matemática tem como finalidade incentivar, divulgar e socializar as experiências, pesquisas e atividades matemáticas, bem como confirmar que as Feiras de Matemática se constituem numa experiência curricular ou extracurricular de relevância, para sistematizar e implementar os Projetos e/ou Programas de Educação Científica dos Alunos e Professores, contribuindo para a inovação curricular, durante o ano letivo, nas instituições envolvidas.
E nesta edição, há um trabalho pomerodense que chegou longe, muito mais longe do que o inicialmente esperado pelas suas mentoras. Não esperávamos chegar tão longe, mas sabemos que é o reconhecimento de todo nosso trabalho, empenho e dedicação, revelam as professoras Crista Baumann Konell e Carmen Schuldt Völz.
O trabalho pomerodense, único de Santa Catarina na categoria Professor – Anos Iniciais, tem o tema Instigando a curiosidade matemática: contextos significativos como foco de exploração e aprendizagem, aborda a matemática com diversos projetos e foi aplicado em crianças de dois a quatro anos. A Feira foi uma consequência do trabalho realizado. Depois do colocá-lo em prática, foi preciso apenas colocá-lo no papel e, então, pudemos observar, de fato e em detalhes, o quão rico ela era, afirmam.
E o diferencial para chegar até a Feira Nacional é um só: amor. Acreditamos que o maior diferencial é o nosso amor pela profissão. Educação Infantil é isso, dedicar-se, fazer diferente, ter sentimento e emoção. E isso fez a diferença, revelam.
O trabalho é o único do Estado e compete, na categoria, com outros dois trabalhos, sendo eles de Pernambuco e Minas Gerais. Para chegar lá, ser destaque não bastaria, era preciso ser indicado. E isso também aconteceu. Passamos por diversas etapas, como a Feira Municipal, Regional e Estadual para chegarmos até à Nacional. Para tanto, era necessário que nosso trabalho fosse indicado pela comissão julgadora e, ao confirmar a classificação, representamos nosso Estado nacionalmente. É muito orgulho e parece um sonho, finalizam.
Sabendo do potencial e das conquistas até aqui, Pomerode inteira torce para que mais uma etapa seja concluída, comprovando que bons profissionais são feitos de ações, projetos e amor, muito amor.

O Projeto – O resumo do projeto é efetuado pelas professoras, que explicam que partindo da concepção de que a criança é um sujeito ativo, participativo, explorador, reflexivo, questionador e, principalmente, muito curioso, o objetivo do trabalho é valorizar a curiosidade da criança, assim como a importância dos contextos significativos na Educação Infantil, usando estratégias que permitam a construção e reconstrução de significados sobre o mundo que a cerca.
Desta forma, criam-se possibilidades para a criança aventurar-se à exploração de novos mundos, novas situações e experiências. Sendo assim, ela se torna capaz de propor soluções, verificar possibilidades, levantando hipóteses e abandonando crenças. Vários foram os contextos significativos vivenciados, que desencadearam a apropriação de conceitos matemáticos, como: quantidade, medida, tamanho, massa, espessura, volume, espaço, forma, operações matemáticas, classificação, seriação, estatística, entre outros. Assim, a criança ampliou seus conhecimentos matemáticos.
Registros escritos feitos pelas crianças geraram desequilíbrios no raciocínio lógico das mesmas. Desta forma, as crianças tiveram a oportunidade de sair de sua zona de desenvolvimento real, para, por meio da mediação (zona de desenvolvimento proximal), chegar à zona de desenvolvimento potencial.
Assim, a matemática na Educação Infantil permite que a criança crie, explore e invente seu próprio modo de expressão e de relação com o mundo. A linguagem matemática, assumindo seu significado e razão para existir na vida de cada criança, possibilitou ser explorada de forma significativa, invadindo o cotidiano de cada criança, seja na instituição ou fora dela. Por meio desta proposta de trabalho, contribuímos para que hoje e futuramente, a curiosidade da criança, juntamente com a confiança em suas capacidades e potencialidades, sejam caminhos para a descoberta da matemática.

Outros trabalhos pomerodenses inscritos

Educação Infantil (Grupo 01)
Matematizando com as Borboletas – Professora Schirlei Maria Paterno

Ensino Fundamental – Anos Finais (Grupo 06)
Newton: Transformando a curiosidade em matemática – Professora Andréa Cristina Rota Scurato

Ensino Médio (Grupo 08)
O Logos Matemático do Mito – Professor Wilson Hafemann

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