Geral

Um dia para lembrar aqueles que já se foram

Os que morrem, permanecem em nossas vidas, em nossos pensamentos. Por isso, o dia 02 de novembro é dedicado à celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o dia do amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca

1 de junho de 2015

Os que morrem, permanecem em nossas vidas, em nossos pensamentos. Por isso, o dia 02 de novembro é dedicado à celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o dia do amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca. No Dia de Finados, as pessoas enfeitam os túmulos com flores, acendem velas e muitas mandam rezar missas pelos parentes que perderam. Pode ser considerado um dia muito triste, mas acima de tudo, de respeito, pois através das homenagens feitas, as pessoas voltam a sofrer a dor da perda, entristecendo-se e até chorando por saudade. Não é fácil aprender a viver sentindo a falta de alguém que antes fazia parte de sua vida, que estava presente em tudo, que oferecia amor, dedicação e carinho. Com certeza, todas as pessoas sentem muito a ausência das pessoas que amam.

A cultura de dedicar um dia para homenagear os mortos varia muito de localização ou religião, mas segue os princípios do catolicismo, pois a partir do século XI, os papas Silvestre II, João XVII e Leão IX passaram a exigir tal celebração. Por isso, desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado, uma vez que no dia 1º de novembro é a festa de Todos os Santos. A data celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. Já o Dia de Todos os Mortos celebra os que morreram e não são lembrados na oração.

O tema morte ainda é um tabu, pois para muitos representa o fim de um ciclo. Já outras crenças, encaram-na como uma passagem, algo natural para a elevação do espírito. Por exemplo, na Rússia, alguns utilizam uma igreja ortodoxa local, onde o funeral é feito com uma reunião muito alegre, com pessoas vestindo roupas coloridas e entoando cânticos de alegria. Já no México, o Dia de Finados é comemorado com muita festa, muito semelhante a um aniversário, inclusive, o morto é convidado para participar do banquete e os vivos festejam para que ele fique bem.

Existem alguns símbolos que são muito utilizados no dia dos mortos para homenageá-los. Os crisântemos representam o sol e a chuva, a vida e a morte e por serem flores mais resistentes são muito usadas nos velórios. As velas significam a luz do falecido, as coisas boas que eles deixaram para seus parentes vivos. Em Pomerode, os cemitérios costumam ficar lotados nos dias que antecedem à data, uma vez que parentes e amigos aproveitam a oportunidade para limpar e fazer a manutenção dos túmulos. Não é difícil ver túmulos repletos de flores coloridas e sepulturas bem cuidadas, mostrando o respeito que o nosso povo ainda tem para com o que já partiram desta vida.

O Dia de Finados sempre tem uma programação especial, principalmente nos cemitérios da cidade, onde são realizadas celebrações, principalmente protestantes e católicas. A Prefeitura de Pomerode informa que o Cemitério Municipal, localizado na esquina das ruas Luiz Abry e Ribeirão Areia, ficará aberto das 7h30min às 12h e das 13h às 17h, neste sábado, dia 02. Já o Cemitério dos Imigrantes, com entrada pela Rua XV de Novembro, junto a Wizard, ficará aberto das 10h às 19h. O local, que foi doado ao município pela Comunidade Evangélica Luterana em 2003, recebeu manutenção e limpeza.

Notícias relacionadas