Geral

Um clube de tradição

Aclamado no início de 2008 e reeleito sem chapa opositora no princípio deste ano, o ex-atleta do Tupi, Wanderlei Rogério Knopp, publicou algumas palavras concedidas por meio de uma entrevista em questões elaboradas pela assessoria de imprensa do clube. 1) Sua equipe de dirigentes, que tomou posse em 2008, praticamente…

4 de janeiro de 2011

Aclamado no início de 2008 e reeleito sem chapa opositora no princípio deste ano, o ex-atleta do Tupi, Wanderlei Rogério Knopp, publicou algumas palavras concedidas por meio de uma entrevista em questões elaboradas pela assessoria de imprensa do clube.

1) Sua equipe de dirigentes, que tomou posse em 2008, praticamente é a mesma há três anos. Na sua opinião, ao que se deve a união destas pessoas e tanto trabalho sem qualquer espécie de remuneração ou vantagem financeira?
Somos amigos há muitos anos e continuamos esta amizade ao longo do tempo. Quando resolvemos assumir a gestão do Tupi, já sabíamos das dificuldades, mas sentimos que tinha chegado a nossa hora de dar a contribuição para a cidade e o Tupi. Com certeza, todos já tínhamos a ideia de ficar algum tempo nesta atividade.

2) Dos objetivos traçados no início de sua gestão, quais foram realizados e quais ainda faltam ser concretizados?
Em termos estruturais, todo ano estamos entregando alguma obra no Tupi. No ano de 2008, foi a cobertura da arquibancada, em parceria com o Super Zoni e reformas em alguns ambientes. No segundo ano de gestão, adequamos tudo dentro das normas de segurança, fizemos o campo de futebol suíço e reformamos o piso superior da sede social. Para este ano, vamos concluir um novo vestiário para o clube, mudaremos as casamatas, reformaremos o piso inferior da sede social e vamos concluir um novo lance de arquibancadas com banheiros masculinos. Na parte esportiva, mantemos e ampliamos a estrutura do futebol menor, que sempre foi muito bem organizada. Criamos núcleos nos bairros que atendem muitas crianças e adolescentes. Voltamos a participar de um campeonato organizado no futebol adulto, com consistência, além do Futebol de Mesa. As questões burocráticas também foram resolvidas, ou seja, todos os aspectos legais do Tupi estão em perfeita ordem. Para o futuro, estamos preparando a participação do time em um Campeonato Profissional já no ano de 2012, mas antes disso, temos o Campeonato Regional que leva o nome da nossa cidade (Taça Cidade de Gaspar) no ano que vem e a participação nos mais diversos níveis com as categorias do futebol menor. Já temos protocolado, no Governo do Estado, a Fase III do nosso Projeto de Revitalização, com novos alambrados e iluminação no campo do Tupi.

3) Qual a importância do trabalho de base do Tupi para Gaspar?
Em questões de resultados, no ano de 2008, o Tupi conquistou um vice-campeonato no Regional de Futebol Menor com o Sub 11. Já em 2009, foram três títulos e um terceiro lugar. Em 2010, a garotada conquistou dois títulos, um vice e um terceiro lugar, acompanhados da Taça Sub 19 organizada pela LPD. Além das conquistas dentro de campo, a Associação de Pais e Amigos do Futebol Menor do Tupi atende em torno de 450 alunos em quatro núcleos espalhados pelo município, com um número cada vez maior e que cresce todos os dias. Contudo, os reflexos e conquistas fora de campo são tão ou até mais importantes neste sentido. Este trabalho social desenvolvido pelo Tupi é de suma importância na nossa cidade. Temos todas estas crianças e adolescentes participando de atividades esportivas, compartilhando amizades com outras crianças, trabalho esse desenvolvido nas comunidades, que nos ajudam na participação dos núcleos. Este trabalho é reconhecido pelos órgãos municipais e privados através da Prefeitura Municipal, Fundação Municipal de Esportes, Secretaria de Desenvolvimento Social, Conselho Municipal de Desenvolvimento da Criança e o Super Zoni, que nos auxiliam financeiramente. Só temos a agradecer a todos os envolvidos com o futebol menor, pois isto com certeza reverte em melhores cidadãos para Gaspar.

4) A estrutura do Tupi estava totalmente defasada, mas agora o clube está em constantes reformas e já tem uma roupagem bem diferente. Quais obras estão sendo executadas? O que o torcedor pode esperar para o futuro do Barbosão?
Neste momento estamos na Fase II do nosso Projeto de Revitalização do Estádio Carlos Barbosa Fontes, que contempla um novo vestiário para o Tupi, mudança das casamatas, reforma do piso inferior da sede social e um novo lance de arquibancadas com banheiros masculinos. Lembrando que estas verbas são provenientes do Fundesporte, um Projeto desenvolvido pelo Governo do Estado de Santa Catarina através da Secretaria da Cultura, Turismo e Esporte, e com apoio total da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau nas pessoas dos seus Secretários e Gerentes de Esporte.

5) Depois de muito tempo, o time adulto voltou a disputar um campeonato regional forte e bem conceituado no cenário estadual. Qual o objetivo do Tupi para este ano e nas próximas temporadas?
Para o ano de 2011, o objetivo é melhorar a campanha de 2010 neste campeonato e pensar em montar uma estrutura para a profissionalização em 2012. Queremos trazer a Taça Cidade de Gaspar para o nosso município. Vamos desenvolver um trabalho para conseguirmos este objetivo e contamos com a colaboração das pessoas de nossa comunidade, em especial, do nosso torcedor. Como dizia antes, no futuro pretendemos profissionalizar o futebol do Tupi, mas precisaremos da ajuda de empresários da nossa cidade. Lançaremos o projeto no ano que vem, por isso, vamos esperar um pouco e conversaremos sobre isso em 2011.

6) O site do Tupi, por meio de ações como galerias de fotos e entrevistas, homenageou e vem homenageando ídolos de sua história. Outros nomes eternos do Índio Gasparense também foram lembrados nos mais diversos eventos. Qual a importância, no seu ponto de vista, de manter e fomentar este trabalho?
É triste quando você não encontra dados do passado do Tupi na nossa estrutura. O que temos está tudo desgastado, praticamente não existe mais nada. Estamos tentando recuperar algo e gravando em mídia neste momento para que pessoas no futuro tenham ciência do que está sendo realizado e feito no Tupi. Contamos com todas as pessoas que possuam fotos do passado do nosso time, podendo levar no clube para que digitalizemos este acervo. Quanto às entrevistas, são emocionantes e provam o amor que todos tem pelo Índio Gasparense, pois muitos cresceram e viveram pelo Tupi.

7) O Departamento de Fut-Mesa do clube já é um sucesso. O Tupi pretende manter esta modalidade e já pensa em abrir as portas para outros esportes?
Pretendemos manter com certeza. E é prova de sucesso pelos nossos resultados no Campeonato Estadual Individual, onde conseguimos o título de Campeão. Colocamos mais dois botonistas entre os cinco melhores do Estado. No próximo ano precisamos difundir esta modalidade entre as crianças e adolescentes. O Tupi sempre estará de portas abertas a outros esportes, quem tiver interesse pode vir conversar conosco.

8) O Torneio do Trabalhador é uma tradição mantida. O Natal do Tupi já foi realizado dois anos consecutivamente e, em 2010, as crianças da Escolinha visitaram o Figueirense e o Avaí em Florianópolis. O que dizer dos eventos sociais promovidos pelo Clube?
Precisamos melhorar os nossos eventos sociais. Com certeza estamos trabalhando para melhorar cada vez mais isso. Sinto muito dizer, mas este ano não poderemos realizar o Natal do Tupi. Diversos acontecimentos vieram a prejudicar a sua realização. O Torneio do Trabalhador foi um sucesso, mas tivemos o problema do horário que ocasionou um desgaste. Estamos aprendendo e melhorando a cada ano.

9) Qual a maior dificuldade que a direção vem encontrando neste caminho, frente à gestão do alviverde gasparense?
Dificuldades normais em qualquer entidade onde precisa ser doado e compartilhado o tempo com as atividades profissionais e familiares dos seus diretores. Muitas pessoas não querem compreender que somos pessoas comuns e que tentam tornar o Tupi uma entidade séria, que fazemos o melhor pelo clube e até pela cidade. Particularmente, o que me chateia um pouco, é que sempre há pessoas torcendo contra o nosso trabalho. Mas sinceramente, não levamos isso tão à sério. Infelizmente convivemos com pessoas que não tem ou não conseguem ter um grupo de sustentação, falando em benefício próprio. Mas o nosso grupo de diretores é de sustentação forte, consolidada e respeitada não só em Gaspar, mas a nível estadual e até nacional. A maioria esmagadora de pessoas que conversamos são unânimes em parabenizar o nosso trabalho frente ao Tupi. Ainda falta um ano de mandato da nossa diretoria, mas agora o objetivo é o Campeonato Regional de Futebol da LPD, depois vamos conversar sobre o que é melhor para o Tupi nas próximas legislaturas.

10) Como o torcedor pode colaborar com o Tupi?
Participando ativamente de todos os eventos que acontecem no clube. Isto ajuda e muito o nosso trabalho, dá respaldo perante a comunidade.

11) Qual o papel da imprensa e dos meios de comunicação neste processo?
A imprensa esportiva em Gaspar, assim como nós frente ao Tupi, somos amadores sujeitos a alguns equívocos. Conciliamos trabalho com nossas atividades, seja como dirigentes aqui no clube, bem como os jornalistas em seus meios de comunicação. Eu, sinceramente, como desportista e Presidente do Tupi, que trabalho e acompanho de perto a evolução naquilo que está sendo desenvolvido aqui, não posso ficar contente com a atitude de algumas pessoas da imprensa esportiva local. Creio que isso faça parte do processo, mas eu esperava uma outra leitura, uma outra compreensão. Na verdade, acredito e tenho que acreditar que possamos contar um pouco mais com a imprensa daqui pra frente, colaborando conosco para trabalharmos o futebol do Tupi, todos juntos. O clube não é meu, não é da diretoria, não é de ninguém, na verdade ele é de todos nós, por isso, se o trabalho é bem feito, merece reconhecimento. Críticas são sempre bem vindas, mas devem ser proporcionais e com base naquilo que se diz.

12) Deixamos o espaço livre para que você mande um recado ao torcedor do Tupi.
O Tupi é de todos na cidade de Gaspar, compareça aos eventos, leve o seu filho para participar das atividades do futebol menor. No próximo ano, vamos participar como ativos torcedores do nosso Índio na busca do Campeonato Taça Cidade de Gaspar. Todos podem ter certeza, nós fizemos o máximo possível para representarmos o nosso Tupi, mas o resultado do campo nem sempre é o que esperamos. Mas uma certeza vocês podem ter, o Tupi está sendo administrado por pessoas que gostam e querem o melhor para o clube e também para a cidade de Gaspar. Obrigado a todos os que nos ajudam, tanto financeiramente como com a sua simples participação nos jogos e nas outras atividades.

Notícias relacionadas