Um cafezinho, por favor
Nada mais tradicional no Brasil do que uma boa xícara de café. A bebida determinou grandes momentos da nossa história, ditou políticas e comportamentos.
Nada mais tradicional no Brasil do que uma boa xícara de café. A bebida determinou grandes momentos da nossa história, ditou políticas e comportamentos, é da nossa cultura. Nós não temos o hábito do chá das cinco, como os ingleses, mas é só chegar uma visita em casa, que corremos para fazer um café fresquinho, passado na hora.
No Dia 14 de Abril, domingo, é comemorado o Dia Internacional do Café. Para aqueles que apreciam a bebida, nada melhor do que a data cair num domingo, pois pode ser a oportunidade de você começar bem o seu dia, em família, apreciando uma boa xícara de café.
A história desta tradicional bebida é marcada por interessantes acasos e coincidências. Sua origem é estimada em cerca de mil anos e está associada aos árabes, que primeiro cultivaram a fruta. A região de Kafa, no Oriente Médio, parece ser o berço do café, tendo inclusive emprestado seu nome à bebida.
Mas interessante mesmo são os primeiros registros acerca dele, nos quais podemos perceber como a observação dos animais inspira nosso cotidiano. Tudo começou na Etiópia, quando um pastor percebeu que suas cabritas gostavam de comer certo fruto pequenino, vermelho e arredondado. Estas mesmas cabritas se mostravam mais espertas e resistentes depois de comê-lo.
Quando o pastor resolveu experimentar as frutas (esmagou-as com manteiga e fez uma pasta), conheceu os efeitos estimulantes do café. A versão bebida, porém, vem dos árabes. Isto foi no século XV. Com o passar do tempo, o café seria não só saboreado, como estudado em seus efeitos estimulantes e revigorantes.
Através do comércio dos árabes com os europeus, o consumo do café foi se ampliando e, com as grandes navegações, chegou às Américas Central e do Sul. A partir daí, foi introduzido no Brasil e passou a ser um dos seus símbolos.
Efeitos na saúde – Consumido moderadamente, o café tem uma ação antioxidante, atuando no combate aos radicais livres e diminuindo os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro. O excesso de café pode causar irritabilidade, ansiedade, inquietação, insônia, dores de cabeça, náuseas e problemas gastrointestinais, devido à sua acidez.
Apesar das maravilhas que o café (feito em casa ou não) pode oferecer, é importante ter alguns cuidados, pois é um produto que não se pode consumir em todas as faixas etárias e de todas as formas pelo alto grau estimulante. A cautela é necessária em hipertensos, idosos e pessoas que sofrem de alguma disfunção metabólica, como a anemia.
No entanto, não existem somente contraindicações. Em momentos inoportunos, a bebida consumida em dose certa, traz benefícios. Três xícaras de café médias (150ml) por dia têm efeito estimulante e tratam de várias situações fisiológicas, como a dor de cabeça. O grão também é usado como estimulante físico (em suplementos) e algumas pesquisas afirmam que a bebida aciona as endorfinas, controladoras do sexo.
No que tange a questão cultural, no entanto, o café é benéfico na relação social. Enquanto parte das nossas atividades sociais cotidianas possui um valor simbólico, o ritual associado ao ato de tomar café é frequentemente muito mais importante que o consumo de café propriamente dito. Duas pessoas que combinam encontrar-se para tomar café estarão provavelmente mais interessadas em estarem juntas e conversarem do que em beber, de fato, café. Em todas as sociedades, na realidade, beber e comer proporcionam ocasiões para a interação social e o desempenho de rituais.
Café nas artes – Que o café paz parte do dia-a-dia dos brasileiros, isso é fato. Agora, misturar a bebida mais famosa de nosso país com artes, é uma coisa, no mínimo, inusitada. Pois é isso mesmo que a professora de Artes da E.E.B.M. Prof. Curt Brandes, Gláucia Erbs, vem desenvolvendo com seus alunos.
Segundo ela, a pintura com café proporciona às obras ricos tons amarronzados, que são de imediato associados à bebida, o que faz com que as imagens sejam belas e únicas. Os diferentes tons são obtidos pela quantidade de café e de água que se utiliza. Quanto mais, mais escuros ficam os detalhes, esclarece.
Os trabalhos feitos a partir do café solúvel mexem com as sensações pois, além de trazer uma textura incrível às pinturas, o cheiro característico do café também se faz presente. Além disso, esta técnica pode ser aliada a outras, como lápis aquarela e water colors, que dão outros tons às pinturas. Os resultados são trabalhos bastante expressivos e dão um efeito muito agradável, assemelhando-se com fotos envelhecidas, ressalta.
Haja vista que o café solúvel é um produto barato e fácil de encontrar, ele está começando a ser explorado pelos artistas. Além disso, como é um pigmento natural, proporciona resultados excelentes, como os que a professora Gláucia tem em seu atelier e transmite a seus alunos.
20 maneiras diferentes para usar o café em casa
Você consegue imaginar o mundo sem café? Pois a sua falta seria sentida muito além do café da manhã nosso de todo dia. De acordo com o site Ecosalon, existem pelo menos mais 20 razões para mantermos esse ingrediente na despensa. As dicas são surpreendentes e utilizam desde os grãos torrados até a borra que sobra depois de passar a bebida na cafeteira. Confira:
1. Elimina odores na geladeira. Se a sua geladeira é um pesadelo, com sobras de comida e leite azedo, coloque um pote cheio de grãos de café frescos e deixe por alguns dias. Esse truque funciona para praticamente qualquer coisa ou ambiente; você pode, inclusive, carregar um saquinho com os grãos na bolsa para usar em emergências.
2. Reduz a celulite. A maior parte dos cremes para celulite (inclusive os mais caros) possuem um ingrediente em comum: a cafeína, que ajuda a queimar as gorduras localizadas e amenizar o efeito dos furinhos no visual. Você pode fazer o seu próprio tratamento com café em casa: misture pó de café aquecido com óleo de coco e massageie a pele com movimentos circulares por alguns minutos antes enxaguar.
3. Acaba com odores nas mãos. Alho, salmão, coentro ¿ estes são alguns ingredientes que têm um aroma delicioso na cozinha, mas são desagradáveis quando ficam impregnados nas mãos. Livre-se deles esfregando alguns grãos de café nas mãos e depois enxágüe com água morna.
4. Funciona como adubo. Existe um motivo pelo qual os jardineiros adoram acrescentar café ao adubo. Os grãos são ricos em potássio, magnésio e cobre, liberam nitrogênio no solo quando começam a se decompor e ainda são ácidos, o que é excelente para alguns tipos de solo.
5. Dá brilho aos cabelos. Quem não quer cabelos lindos e brilhantes? Pois o café é muito recomendado como um tratamento natural que traz mais brilho aos fios. É só aplicar a bebida (feita forte), depois de esfriar, nos cabelos secos e limpos. Deixe por cerca de 20 minutos e enxágue.
6. É uma tintura natural. Os pigmentos naturais do café são ótimos para tingir tecidos, papéis, ovos de páscoa ¿ e até mesmo o seu cabelo. Esfregue a borra no papel e deixe secar; ou mergulhe o tecido no café quente. No cabelo, ele pode dar um tom mais escuro temporariamente.
7. Diminui a sujeira na lareira. Quer limpar a lareira sem causar uma tempestade de pó? Pois jogue grãos de café úmidos nas cinzas, espere cerca de 15 minutos e depois retire tudo com a ajuda de uma pá e uma lata de metal. As cinzas se agarram aos grãos e não se espalham pelo ar ao serem removidas.
8. Acessório para costura. Sabe aquelas almofadinhas para segurar alfinetes? Pois elas podem ser recheadas com grãos de café secos. Com um bônus: os grãos evitam que os alfinetes enferrujem.
9. Esfoliação para a pele. Além de ajudar com a celulite, o café também deixa a pele macia e mais firme. Faça a mesma esfoliação, com o pó de café e o óleo de coco (ou azeite de oliva), para remover as células mortas.
10. Espanta as formigas. Espalhe borra de café nos locais onde você vê formigas, em casa ou no jardim. Se quiser espantar um formigueiro inteiro, coloque a bebida fresca diretamente no formigueiro.
11. Fertilizante para plantas. Vegetais que precisam de acidez no solo vão agradecer se você colocar grãos de café no solo ao redor das raízes. Azaléias e dentes-de-leão, por exemplo, são alguns exemplos de plantas que florescem com mais freqüência quando tratadas com café. Você pode também aplicar a borra diretamente no vaso.
12. Mantenha os gatos longe do jardim. Se você espalhar os grãos de café pelo quintal, os felinos da vizinhança vão escolher outro lugar para usar como caixa de areia.
13. Use na limpeza diária. Por ser levemente abrasivo e ácido, o café pode ser usado para limpar superfícies como bancadas da cozinha e até a geladeira. Use um pouco da borra sozinho ou misture ao seu detergente de costume para potencializar a limpeza.
14. Mantenha ambientes frescos. Como absorve odores, o café pode também ser uma forma ecologicamente correta de neutralizar odores em todos os ambientes da casa. Use uma meia-calça velha acomodar um pouco do pó de café e espalhe pela casa.
15. Cultive cogumelos em casa. Café usado é um meio perfeito para plantar cogumelos de vários tipos. Você pode comprar mudas prontas para plantio e acomodá-las no meio das borras usadas.
16. Use para repelir pulgas. Esfregue a borra do café ainda úmida no pelo do seu animal de estimação logo depois do banho. É uma forma natural e não-tóxica de eliminar as pulgas do seu pet.
17. Enfeitar vasos. Em tempos de dengue, use os grãos no prato que fica logo abaixo do vaso de plantas. Além de impedir que a água se acumule ali, eles servem como um belo enfeite para o conjunto e ainda exalam um ótimo aroma.
18. Crie minhocas para compostagem. Embora pareça desagradável, a criação de certos vermes ajuda e muito quem quer dar um fim orgânico aos restos de comida. Use grãos de café torrados regularmente para que eles se mantenham saudáveis.
19. Ingrediente secreto na receita. Uma pitada de café pode dar um sabor especial em qualquer receita e virar o seu toque pessoal. Carnes marinadas ficarão mais macias e com um leve toque esfumado.
20. Disfarce arranhões na mobília. Arranhados em móveis de madeira desaparecem na hora quando você esfrega um pouco de café. Prepare uma pasta com o pó e água quente e aplique. Repita até que fique imperceptível. – Fonte: Portal Terra