Turismo e cultura para os visitantes
Pomerode é conhecida como 'A cidade mais alemã do Brasil'. No entanto, por detrás deste título existe um município que busca manter suas origens, mas enaltecer seu nome com outras e novas ações.
Pomerode é conhecida como 'A cidade mais alemã do Brasil'. No entanto, por detrás deste título existe um município que busca manter suas origens, mas enaltecer seu nome com outras e novas ações.
Sabendo que o turismo e a cultura caminham juntas, pelo menos por aqui, a Secretária de Turismo, Cultura e Esporte de Pomerode, Rejane Solange Koch Goede, frisou as ações que a Pasta tem realizado para fomentar a vinda de turistas ao município.
'Acreditamos e adotamos como regra de trabalho a parceria. A Secretaria não realiza nenhuma ação sem ter parceiros do trade, entidades, associações ou pessoas ligadas ao setor. Não basta a Secretaria querer fazer evento ou trazer visitantes e turistas sem termos opções. E estas opções não podem ser impostas, elas acontecem se a maioria quiser e trabalhar junto. Isto para enaltecer sempre que somos bem vistos como qualidade de atendimento, horários e diferenciais oferecidos', revela a secretária.
Além dos tradicionais e conhecidos eventos municipais, como a Páscoa e Natal, a Secretária comenta sobre outras ações para atrair os turistas. 'Fora as datas comemorativas, como Páscoa, Natal, temos em julho já consolidado o Festival da Gastronômico, Festival da Primavera e Kinderfest (que teve a primeira edição ano passado e foi sucesso), para outubro estamos idealizando outro evento, pois o público que vem para Oktoberfest também vem para Pomerode, e pensamos em um atrativo para estes visitantes', completa.
A gastronomia em restaurantes e cafés, além do zoológico, são, atualmente, os grandes pontos turísticos da cidade. No entanto, Rejane acredita em uma regra para fomentá-lo ainda mais. 'Turismo e cultura em Pomerode não podem andar separados. Temos que reforçar que o turismo em Pomerode só tem força com a cultura, buscamos o turismo de experiência cultural, onde o turista interage ou vive as atrações. Este foi e continua sendo nosso foco, e que um trouxe um aumento de visitantes e turistas no último ano em Pomerode', conta.
Para isso, a divulgação de nossas atrações, assim como do município, é efetuada também fora do estado. 'Tentamos sempre estar presentes em Feiras, Festas, Encontros do Trade, e na maioria das vezes, em parceria com a Santur, que sempre nos oferece esta oportunidade de estar divulgando Pomerode com eles', comenta.
E com a divulgação, algumas novidades e mudanças, como o ecoturismo. 'Jamais podemos deixar de lado as parcerias, principalmente buscando novas alternativas com o trade e comunidade. Novas iniciativas só terão êxito se todos concordarem. Hospitalidade é fundamental para termos um visitante e turista satisfeito. Além de continuar sendo conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, queremos também mostrar que além das atrações culturais, temos as belezas naturais, pois hoje o ecoturismo, assim como o turismo rural são novas buscas de destinos. Além disso, vamos concretizar alguns projetos de complexos turísticos que querem se instalar em Pomerode, buscar investidores na área hoteleira, incrementar e apoiar o turismo de eventos, ampliando e renovando espaços para feiras e eventos de negócios também estão nos nossos projetos', conta.
A novidade, por enquanto, fica a cargo da Rota Alemã. 'Já em fase de implantação com apoio da Santur, a Rota Alemã, inédita em Santa Catarina, pois reúne pela primeira vez duas regiões distintas do Vale Europeu e Caminho dos Príncipes, no caso Pomerode e Jaraguá do Sul', afirma.
Muito questionada, a falta de profissionais que deem apoio e acompanhem os visitantes é algo necessário no município. A Secretária explica a situação atual. 'Hoje temos monitores ou condutores de Turismo em Pomerode. Mas estamos oferecendo, em Parceria com SENAC de Jaraguá Do Sul, um curso de guia, onde o participante pode terá uma carteira internacional de guia de turismo e com registro no Cadastur. É uma oportunidade de profissão, que acredito ser vital para Pomerode, pela forma como o turismo vem crescendo aqui, além de ser fonte de renda para muitos', revela.
Enquanto isso não acontece, os turistas encaminham-se ao Portal Sul. 'O local é símbolo da cidade e foi construído para dar boas vindas a todos que visitam Pomerode.No Portal Sul há quatro estagiárias para auxiliar turistas e está aberto diariamente, das 8h às 18h, na Praça Jorge Lacerda', conta.
Já o Portal Norte está de portas fechadas. 'O Portal Norte necessita de uma reforma, mas há a intenção de colocar uma equipe, que auxilie, como por exemplo a Adeture. Agora com um projeto novo da Santur, a Rota Alemã (envolve Pomerode e Jaraguá), o Portal deverá estar aberto para proporcionar as informações desta rota como as demais sobre a nossa cidade. Ali deve ser também o ponto do Projeto Clicoturismo do Consórcio do Médio Vale do Itajaí, do qual Pomerode faz parte', esclarece.
A Secretária finaliza afirmando que há uma série de ações a serem observadas quando o assunto é turismo e cultura. 'A atual administração municipal acredita que acima de obras e investimentos, é importante identificar as prioridades tanto dos visitantes e turistas que venham a nossa cidade, como para quem faz parte desta importante atividade econômica. Fazer turismo é descobrir uma cidade, o que cada local visitado tem de especial, procurando não apenas monumentos e lugares históricos, mas principalmente a cultura, as festas e costumes do povo do local visitado. E neste propósito apostamos nas parceiras com o trade turístico, como hotéis, restaurantes, pousadas, atrativos como o zoo, associação comercial e industrial, clubes de caça e tiro, grupos folclóricos, artesãos e outros empreendimentos. É preciso reforçar que o turismo em Pomerode só tem força com a cultura e buscamos o turismo de experiência cultural, onde o turista interage ou vive as atrações. Além disso, realizar cursos de aperfeiçoamento e intercâmbios, principalmente, na Alemanha, que beneficiem os empreendimentos turísticos e culturais, e criem novas oportunidades de emprego. Participar de eventos e feiras divulgando nossa cidade, e assim atraindo mais turistas, também são alguns dos nossos objetivos', finaliza.